Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/08/2015

Pensei que o sol tivesse caído diante de meus olhos

É comemorado nesta quinta-feira o 70º aniversário do primeiro ataque nuclear da história: quando uma aeronave americana lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, matando cerca de 140 mil pessoas até o final daquele ano - de um total de 350 mil que viviam ali.

Três dias depois veio o bombardeio de Nagasaki, e o saldo total de mortes dos dois ataques - que precederam a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial - supera os 200 mil.

O país realiza nesta quinta uma cerimônia oficial, liderada pelo premiê Shinzo Abe, para homenagear as vítimas.

A BBC produziu uma animação a partir do relato da sobrevivente Bun Hashizume, que tinha 14 anos quando assistiu ao bombardeio.

"Apesar de tudo, não odeio as pessoas que lançaram a bomba", diz ela. "Posso dizer que pude testemunhar o quão maravilhosos os humanos conseguem ser mesmo depois de terem perdido tudo. Mas nunca vou esquecer o fato de que seres humanos lançaram uma bomba atômica sobre outros seres humanos."

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação desacelera em junho, mas estoura meta do governo

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,38% em junho e no acumulado em 12 meses superou o teto da meta ao avançar 6,67%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (21).

Notícias Gerais, por Redação

G-20 quer estimular crescimento da economia mundial

Diante do cenário de lenta recuperação global e o risco de piora do quadro de recessão na Europa, o G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo) se comprometeu nesta segunda-feira a fazer o que for preciso para estimular o crescimento da economia mundial . 

Deixe seu Comentário:

=