Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/02/2011

Piauí será o primeiro estado com cartão SUS

Cartão permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas.
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse no último sábado (05) que será implantado neste semestre o cartão Sistema Único de Saúde (SUS), contendo informações pessoais dos pacientes. O cartão, segundo ele, permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas. O cartão também visa fazer o controle do atendimento de pacientes, com objetivo de reduzir as fraudes e os desvios de recursos destinados ao SUS.
 
O ministro anunciou ter acertado com o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), que o cartão SUS será implantado inicialmente no Piauí e em sua capital, Teresina, que recebe, nos hospitais públicos, pacientes de Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará e até do Suriname. 
 
Segundo Padilha cada brasileiro terá um cartão SUS, que será chamado de Cartão Nacional de Saúde e terá um número para atendimentos ambulatoriais, consultas e internações. Para ele, a grande vantagem é que o cartão SUS permitirá que as cidades que atenderem mais pacientes de outros estados recebam a compensação financeira. Ainda no primeiro semestre, os cartões do SUS começarão a ser distribuídos em todo o país. 
 
A aprovação do Piauí como o primeiro estado a ter o cartão SUS foi decidida depois de discurso do governador, que cobrou mais recursos de financiamento para o sistema público de saúde. 
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 08.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Exame de sangue poderá detectar Alzheimer com anos de antecedência

Cientistas australianos estão mais perto de desenvolver um exame preventivo para a detecção do Mal de Alzheimer.

Saúde Empresarial, por Redação

Susep e ANS juntas na fiscalização de operadoras de saúde

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agência Nacional de Saúde (ANS) deverão unir esforços no processo de fiscalização e de monitoramento de operadoras ligadas a seguradoras.

Saúde Empresarial, por Redação

Cinco estados recebem R$ 5,5 milhões para SAMU

Portarias garantem custeio de 18 ambulâncias e duas motolâncias em nove municípios brasileiros

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries

Imagine um açúcar que você pode comer sem culpa, pois não engorda e não provoca caries? Pois bem, em pouco tempo esse milagre da ciência estará disponível para os brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Gastos com saúde desaceleram e diminuem IPC do idoso

A maior influência para a desaceleração veio dos medicamentos, com queda de 0,13% no último trimestre, contra uma alta de 3,58% registrada no trimestre anterior

Deixe seu Comentário:

=