Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/03/2012

Planalto prevê crescimento médio de 4,7% no governo Dilma

Com a divulgação ontem da expansão de apenas 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Planalto projeta agora uma média de crescimento nos quatro anos do governo Dilma Rousseff de 4,7%, de acordo com números divulgados no balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A previsão anterior era de 4,8%.

Para este ano, a expectativa oficial é de um crescimento de 4,5%, mas o próprio ministro Guido Mantega (Fazenda) já trabalha com um número entre 4% e 4,5%.

Foi revisada também a projeção de investimentos para este ano, que passou de 20,8% do PIB para 20,4%.

No ano passado, a taxa de investimento ficou em 19,3% do PIB, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Abatida pelos efeitos da inflação alta e da crise externa, a economia brasileira cresceu apenas 2,7% no ano passado. O resultado representa menos da metade da expansão de 2010 (7,5%) e ficou bem abaixo das projeções apresentadas pelo governo (5%) e pelos economistas de mercado (4,5%) no início de 2011.

A expansão do PIB (Produto Interno Bruto) no quarto trimestre, ante o terceiro, foi de apenas 0,3%, uma recuperação modesta depois da estagnação registrada nos três meses anteriores. O IBGE revisou hoje o dado do terceiro trimestre para um recuo de 0,1%. Anteriormente, o dado era de estabilidade no período.

O PIB é a soma das riquezas produzidas em determinado intervalo de tempo. Apesar do crescimento modesto, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões em 2011 em valores correntes, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 4 trilhões.

A desaceleração da economia brasileira em 2011 é reflexo do forte crescimento registrado no ano anterior. Após a crise financeira de 2008/2009, o governo adotou várias medidas para estimular a economia, que passou por uma forte recuperação em 2010.

Fonte: yahoo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor paulistano volta a subir em abril

(ReO consumidor paulistano está um pouco mais confiante em abril ante março, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Notícias Gerais, por Redação

Valorização do dólar em 2011 é a segunda maior em 10 anos

O dólar fechou 2011 com valorização de 12,58% ante o real, a segunda maior valorização anual desde 2002, segundo estudo da consultoria Economatica divulgado nesta terça-feira. O ganho só ficou atrás do registrado em 2008, quando houve alta de 31,94%.

Notícias Gerais, por Redação

Estudo mostra benefícios de vacinação contra gripe em crianças

A proposta do governo americano de oferecer a vacina contra a gripe a crianças na fase pré-escolar resultou em uma grande redução das visitas aos prontos-socorros por crianças entre 2 e 4 anos, segundo um novo estudo.

Deixe seu Comentário:

=