Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/09/2014

Portabilidade especial aos beneficiários da Conmed São Luís e da Santa Casa de Valença

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a portabilidade especial para os beneficiários das operadoras Convênios Médicos de Saúde Suplementar LTDA (Nome Fantasia: Conmed São Luís e Registro ANS nº 417483) e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valença (Nome Fantasia: Hospital José Fonseca e Registro ANS nº 357227) em decorrência de graves problemas econômico-financeiros e administrativos detectados. A medida facilita a movimentação dos beneficiários para outras operadoras de planos de saúde, sem cumprimento de novas carências. Ambas operadoras encontravam-se sob o regime de direção fiscal, ou seja, acompanhadas in loco por agentes nomeados pela ANS, por estarem colocando em risco a continuidade do atendimento à saúde de seus usuários.

A partir desta terça-feira (23/09/2014), os beneficiários terão 60 dias para trocar de operadora sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo.

A Conmed São Luís tem sede em São Luís, no Maranhão, e possui 7.777 mil beneficiários. Já a Santa Casa de Valença tem sede em Valença, no Rio de Janeiro, e conta com 2.054 beneficiários. (Obs.: os dados são de agosto de 2014).


Como fazer a portabilidade de carências

Para fazer a portabilidade de carências, o consumidor deve consultar o Guia ANS de Planos de Saúde e verificar os planos compatíveis para a troca. Na página inicial do Guia, o beneficiário deve clicar na opção Portabilidade Especial e, em seguida, em Entrar. Na tela seguinte, é preciso selecionar a opção Extinção da Operadora e depois selecionar o nome da Operadora: Convênios Médicos de Saúde Suplementar LTDA. ou Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valença

Será necessário informar o número de registro do plano de saúde, o que pode ser verificado no sistema Comprova, que contém os dados cadastrais dos beneficiários informados pelas operadoras à ANS.

Após definir seu novo plano, o beneficiário deverá imprimir o Relatório de Portabilidade e levá-lo até a operadora escolhida com a cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos quatro boletos vencidos, referentes ao período dos últimos seis meses e os documentos de identificação (identidade, CPF e comprovante de residência). A operadora não poderá recusá-lo. Caso haja qualquer dificuldade de acesso, o beneficiário deverá entrar em contato com a ANS por meio do Disque-ANS: 0800 701 9656.

É importante ressaltar que o beneficiário que está cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora de origem pode exercer a portabilidade especial de carências, mas precisará cumprir os prazos restantes na nova operadora.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Lei que prevê tratamento para câncer em 60 dias entra em vigor nesta quinta

Nesta quinta-feira entra em vigor a Lei 12.732/12 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a iniciar o tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Nos últimos dez anos, Brasil tem déficit de 54 mil médicos

Dos 13 mil profissionais pedidos pelas prefeituras para áreas carentes, apenas 3.800 foram contratados pelo programa que paga R$ 8 mil e concede bônus para carreira de especialista

Saúde Empresarial, por Redação

Hospitais devem se preocupar com a responsabilidade objetiva

Uma série de decisões do Superior Tribunal de Justiça promete movimentar os estabelecimentos hospitalares.

Saúde Empresarial, por Redação

Uso de dispositivos pode aumentar distração da equipe médica

Pesquisa publicada pela Perfusion, publicação especializada em cirurgia de bypass cardio-pulmonar, aponta que 55% dos profissionais admitem ter falado ao celular ou enviado mensagens de texto durante os procedimentos cirúrgicos

Deixe seu Comentário:

=