Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2013

Prévia da inflação oficial aponta alta de 0,57% nos preços em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,57% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (19).

De janeiro até novembro, a inflação acumula alta de 5,06%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 5,78%. Em novembro de 2012 o IPCA-15 havia ficado em 0,54%.

A meta de inflação do Banco Central é de 4,5% medidos pelo IPCA. Há uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou menos, ou seja, o intervalo vai de 2,5% a 6,5%.

O principal responsável pelo resultado de novembro foi o grupo de Alimentação e Bebidas, cujos preços apresentaram alta mensal de 0,84% em outubro, após registrar alta de 0,7% no mês anterior.
Juros

Este cenário reforça a expectativa de que o BC leve a taxa básica de juros, a Selic, de volta aos dois dígitos.

Para segurar a alta de preços, o BC já elevou cinco vezes a Selic --hoje a 9,5% ao ano-- desde abril, e, segundo a expectativa da maioria dos investidores e economistas, deve levá-la a 10% neste mês.

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação, ou estimular a economia.

Quando os juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço das mercadorias cair, controlando a inflação, em tese. Por outro lado, juros altos seguram a economia e fazem o PIB (Produto Interno Bruto) ficar baixo.

Apesar do aumento dos juros, a inflação medida pelo IPCA deve terminar o ano acima do centro da meta, a 5,84%, de acordo com pesquisa semanal do BC com economistas.

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de corte na Selic sustenta alta do Ibovespa

No primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores domésticos operam com otimismo, impulsionados pela possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega nega aumento de IR para investimentos de renda fixa

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o governo pretenda aumentar a alíquota do IR (Imposto de Renda) sobre as aplicações financeiras de renda fixa, como fundos de investimentos e CDBs (Certificados de Depósitos Bancários).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe mais de 1% com otimismo do mercado

A forte alta do mercado acionário brasileiro nos dois últimos pregões ganha impulso na manhã desta sexta-feira. Um tom de otimismo permanece no ar, enquanto investidores aguardam o principal indicador do dia, referente ao mercado de trabalho americano em novembro.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Em plena época de negociações para o reforço dos estoques para o Natal, redes varejistas brasileiras e fabricantes de eletrônicos enfrentam verdadeiras batalhas para lidar com a alta do dólar.

Deixe seu Comentário:

=