Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/05/2012

Previdência com 40% em Bolsa é interessante?

Internauta quer avaliação sobre a composição da carteira e tributação de plano de previdência privada

Dúvida do internauta: Possuo um VGBL há cerca de 3 anos e 40% deste valor é investido em ações. Nunca consegui tirar realmente minhas dúvidas com o consultor e acredito que não saberei se estão me falando a verdade. Poderiam falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de um VGBL e também dizer se essa aplicação de 40% em Bolsa é interessante? Outra dúvida: preciso informar sobre o VGBL na declaração de IR?

Resposta de Fernando Meibak*:

Acredito que 40% em Bolsa é um percentual extremamente elevado. Ainda somos um país de juros altos e de muita incerteza no longo prazo. Ações podem ser um bom investimento no longo prazo, mas mesmo assim acho o percentual muito elevado. Se você tiver menos de 30 anos, no máximo deveria ter 20% em renda variável.

O VGBL não oferece vantagens tributárias na declaração de renda das pessoas físicas. O rendimento será tributado em fonte, conforme o regime tributário escolhido. Se optou pelo progressivo, a taxação será de 15% na fonte no ato do resgate. Você terá que informar sobre o produto na declaração anual, pois esse rendimento é tributado também na declaração, conforme sua faixa de renda.

Caso você tenha optado pelo regime regressivo, as alíquotas do IR vão de 35% sobre o montante total dos saques futuros (para prazos de resgate de até dois anos) a 10% (para prazos superiores a 10 anos). A tributação desse modelo é feita exclusivamente na fonte.

Há alguns benefícios de transmissão para beneficiários no caso de morte, principalmente. O problema desse tipo de plano é o alto custo. Se a taxa de administração for maior que 1% ao ano, não recomendo ficar nesse produto. Compre um título de longo prazo via Tesouro Direto que é mais eficiente.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

5 passos para escolher melhor seu plano de previdência

Se aposentar com uma renda satisfatória é o desejo de muitas pessoas. Mas a Previdência Social, na maioria da vezes, não consegue garantir uma renda compatível com o seu padrão de vida

Previdência Corporate, por Redação

Mudanças em previdência complementar só afetam os que se filiaram após a nova regra

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que uma beneficiária da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) não está sujeita ao limite mínimo de 55 anos de idade para receber aposentadoria complementar.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência e MTE lançarão plano para reduzir número de acidentes de trabalho no País

O último balanço da Previdência Social revelou que, em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Para reduzir este número, os ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego irão lançar, na próxima sexta-feira (2

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada mantém expansão de quase 22% até agosto

Os brasileiros estão cada vez mais previdentes. E os novos números de previdência privada não deixam dúvidas disso.

Deixe seu Comentário:

=