Publicado por Redação em Carreira | 15/10/2019 às 09:42:30


Profissionais seguem otimistas sobre o futuro do mercado de trabalho




Os desempregados, empregados e recrutadores estão com baixa confiança no momento atual do mercado de trabalho. É o que aponta a 9ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH).

O levantamento, que mede de 0 a 100 a avaliação desses profissionais, registrou 30,2 pontos no cenário atual. Porém, quando consideramos os próximos seis meses, o ICRH apontou otimismo dos profissionais (acima de 50 pontos), com índice de 51,9 pontos.

Ao longo dos dois anos de realização do estudo é possível constatar uma oscilação grande no otimismo dos profissionais qualificados (aqueles com 25 anos ou mais e formação superior completa), empregados ou desempregados. Porém, entre os recrutadores, a confiança na retomada se mantém constante desde julho de 2018.

“O otimismo apontado pelos recrutadores nos últimos meses indica um cenário positivo no mercado de trabalho, ainda que a passos lentos, pois são eles que possuem informações reais sobre as chances de prosperidade de uma empresa, abertura de vagas e retomada de projetos”, pondera Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half no Brasil.

O estudo também aponta que a taxa de desemprego entre profissionais qualificados caiu para 5,5% no segundo trimestre de 2019, contra 12,0% da taxa nacional divulgada pelo IBGE. O valor é 0,6 pontos percentuais inferior ao primeiro trimestre, quando foi registrado desemprego de 6,1% entre os qualificados.

A pesquisa para o ICRH foi realizada entre os dias 2 de julho e 2 de agosto de 2019, com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores, e profissionais qualificados empregados e desempregados (com 25 anos de idade ou mais e formação superior), distribuídos regional e proporcionalmente pelo Brasil, de acordo com os dados do mercado de trabalho coletados na PNAD.


Fonte: Revista Melhor


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=