Publicado por Redação em Dental - 20/10/2011

Programa de saúde bucal reduz 25% dos casos de cárie em escolas

O programa de saúde bucal nas escolas, desenvolvido pela Associação Jovens Dentistas (AJD), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação da cidade, tem dado bons resultados: foram beneficiados mais de 77 mil alunos de 199 escolas da rede municipal de ensino e conseguiu reduzir em 25% os casos de problemas odontológicos dos estudantes atendidos pelo programa.

Com 80% de aprovação dos pais, o programa entra na quarta e última fase já alcançou redução de 10% nos casos de cárie, 5% nos de gengivite, placa bacteriana e manchas brancas nos dentes e diminui de 2% para 1% os diagnósticos de dor e abcessos dentários. Quando começaram a ação, 63% das crianças tinham um quadro de saúde bucal saudável e após a terceira fase esse índice subiu para 79%.

O programa atua em diferentes linhas: além da prevenção, com orientação sobre os cuidados em higiene bucal e escovação monitorada, são avaliados os casos que podem ser tratados pelos profissionais dentro das escolas. Já os mais graves são encaminhados para a UBS da cidade. Para ajudar as crianças, são distribuídos kits odontológicos, com pasta e escova dental, e cartilhas educativas sobre saúde bucal.


Fonte: www1.folha.uol.com.br | 20.10.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Dental, por Redação

Problemas periodontais podem afetar a fertilidade feminina

Pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade

Deixe seu Comentário:

=