Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/02/2012

Projeto muda regra para pagamento de seguro de vida

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida. A matéria altera o Código de Defesa do Consumidor - CDC (Lei 8.078/90), que já prevê uma série de situações em que as cláusulas contratuais são nulas. Pela proposta, também é nula a cláusula que prevê o cancelamento do contrato em razão de não pagamento, sem que haja cobrança de juros pelo atraso e notificação do segurado.

O autor argumenta que sua intenção é trazer para o texto da lei um entendimento que já vem sendo adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Ao incluir a hipótese ora discutida no rol de cláusulas abusivas previstas no art. 51 do CDC, estaremos pacificando a questão em nível legal, evitando novas demandas junto ao Poder Judiciário”, afirma o parlamentar, ao citar caso de viúva que recebeu seguro de vida, mesmo sem o pagamento de parcelas vencidas. O pagamento foi negado pela seguradora, mas o STJ determinou que fosse beneficiado o segurado.

Tramitação
O projeto ainda será distribuído às comissões técnicas da Casa.

Fonte:www2.camara.gov.br|07.02.12


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Divulgado estudo com perfil de quem compra seguros online

Levantamento feito pela TaClaro.com indica que os canais online são uma ferramenta para viabilizar acesso e informação às pessoas que ainda não consomem produtos de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras devem encerrar 2011 com alta de 17,1%

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) prevê alta de 17,1% para o mercado segurador em 2011 na comparação com o ano passado.

Vida em Grupo, por Redação

Beneficio do INSS não paga nem 60% de bom plano de saúde

Para 19 milhões de brasileiros que ganham um salário mínimo de aposentadoria do INSS (R$ 545) contratar um plano de saúde é tarefa complicada.

Deixe seu Comentário:

=