Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/02/2012

Projeto muda regra para pagamento de seguro de vida

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida. A matéria altera o Código de Defesa do Consumidor - CDC (Lei 8.078/90), que já prevê uma série de situações em que as cláusulas contratuais são nulas. Pela proposta, também é nula a cláusula que prevê o cancelamento do contrato em razão de não pagamento, sem que haja cobrança de juros pelo atraso e notificação do segurado.

O autor argumenta que sua intenção é trazer para o texto da lei um entendimento que já vem sendo adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Ao incluir a hipótese ora discutida no rol de cláusulas abusivas previstas no art. 51 do CDC, estaremos pacificando a questão em nível legal, evitando novas demandas junto ao Poder Judiciário”, afirma o parlamentar, ao citar caso de viúva que recebeu seguro de vida, mesmo sem o pagamento de parcelas vencidas. O pagamento foi negado pela seguradora, mas o STJ determinou que fosse beneficiado o segurado.

Tramitação
O projeto ainda será distribuído às comissões técnicas da Casa.

Fonte:www2.camara.gov.br|07.02.12


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Evento conscientiza cariocas sobre acidentes de trabalho

A Central do Brasil, um dos pontos de maior movimentação de pessoas da capital fluminense, foi o local escolhido hoje, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Vida em Grupo, por Redação

Seguro: diferença entre de vida e de acidentes

A principal distinção entre as duas modalidades está ligada à abrangência da cobertura básica

Vida em Grupo, por Redação

Uso de meios remotos adequa seguro e previdência à realidade

  Susep prepara resolução para aquisição de seguros e previdência privada pela internet

Vida em Grupo, por Redação

Questão polêmica no Código Civil: salvamento no seguro de vida

Por mais cuidado que se tome na elaboração de uma lei, sempre ocorrerão questões dúbias e polêmicas. É o caso do texto do § único, do artigo 771, do Código civil Brasileiro, o qual estabelece: "Correm à conta do segurador, até o limite fixado no contrato, as despesas de salvamento consequente ao sinistro".

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para acidente poderá ser obrigatório em rodovias com pedágio

A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a cobertura de seguro para vítimas de acidentes nas rodovias do País sujeitas à cobrança de pedágio.

Deixe seu Comentário:

=