Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/08/2011

Quatro mil veículos brasileiros estão ilegais na Bolívia

SÃO PAULO - Circulam pela Bolívia cerca de 130 mil veículos ilegais. Desses, 4 mil foram identificados como procedentes do Brasil, segundo levantamento inicial da Polícia Federal.
 
Na terça-feira (9), a Abla (Associação Brasileiras das Locadoras de Automóveis) lançou o Programa de Recuperação de Veículos Roubados, com o objetivo de repatriar os automóveis brasileiros levados ilegalmente para a Bolívia. De acordo com a associação, dos veículos ilegais na Bolivia, aproximadamente mil percentencem a locadoras brasileiras.
 
O programa começará pelo levantamento dos chassis e dos boletins de ocorrências registrados pelas locadoras. A lista será comparada com a da Polícia Federal, para que sejam identificados todos os carros pertencentes às empresas.
 
Golpe
O presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Gaba Jr., denunciou um sistema de golpe que é aplicado por estelionatários especializados em comercializar automóveis na Bolívia.
 
"O 'cliente' aluga o carro no Brasil e, após cinco, seis dias, alega ter sido roubado", explicou o presidente. "Na verdade, esse mesmo estelionatário cruza a fronteira para vender o automóvel na Bolívia".
 
De acordo com Gaba Jr., o golpe somente deixará de ser praticado a partir do momento em que haja repressão aos receptadores na Bolívia. "É uma questão diplomática, delicada, que precisa do envolvimento das autoridades brasileiras", afirmou.
 
Governo boliviano
Em junho deste ano, o presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu legalizar todos os veículos que estivessem sem documento, circulando pelo território boliviano, sem que seja verificada a procedência desses veículos.
 
Conforme as regras divulgadas no dia 9 de junho, o processo de regularização tem 90 dias, a partir da divulgação, para ser concluído.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 10.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dependente do IR poderá ter até 32 anos

Idade máxima, aprovada em comissão do Senado, valerá para quem cursar faculdade ou escola técnica

Notícias Gerais, por Redação

5 previsões para as pequenas empresas do futuro

Quase metade dos brasileiros sonha em abrir o próprio negócio, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), divulgada recentemente. O estudo mostrou ainda que 70% dos empreendedores abrem um negócio por oportunidade.

Notícias Gerais, por Redação

Comissão especial aprova teto salarial único para os três Poderes

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que iguala os salários do presidente e vice-presidente da República, deputados, senadores, ministros de Estado aos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada nesta quarta-feira pela comissão especial que debate o tema.

Deixe seu Comentário:

=