Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/04/2011
Químicos pedem cautela em caso de acusação de fraude científica
O presidente da SBQ (Sociedade Brasileira de Química) declarou na quinta-feira que "não é hora de crucificar nem de defender" os químicos brasileiros acusados de má conduta científica.
Claudio Airoldi, da Unicamp, líder da equipe que teria fraudado dados de ressonância magnética, é um dos membros mais antigos da SBQ.
"Já discutimos o tema. Vamos admitir que o fato seja verídico. Mesmo que seja, não temos função de polícia nem de justiça", disse à Folha Cesar Zucco, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Para Zucco, há instâncias apropriadas para investigar a situação, em especial a Unicamp, "empregadora dele", e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
"Não vou dizer que seria precipitado da nossa parte emitir uma condenação, mas creio que não cabe fazê-lo agora."
Do mesmo modo, a ABC (Academia Brasileira de Ciências), da qual Airoldi é membro, disse que vai esperar o fim das investigações para se pronunciar.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 01.04.11
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O Banco Central informou que a política monetária deve se manter especialmente vigilante em momento como o atual, segundo ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira.
Notícias Gerais, por Redação
O governo brasileiro não deve permitir que o real se enfraqueça ainda mais após o dólar ter chegado ao patamar mais alto em 4 anos na última sexta-feira, uma vez que, segundo autoridades, a presidente Dilma Rousseff tem o combate à inflação como sua "principal meta" no momento.
Notícias Gerais, por Redação
A economia brasileira deverá crescer, em média, acima de 1% a cada trimestre neste segundo semestre e, além disso, com as medidas de estímulo à produção como a desoneração da folha de pagamento e o barateamento do custo da energia elétrica,
Notícias Gerais, por Redação
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação na capital paulista, fechou o mês de julho com alta de 0,13%, ante avanço de 0,23% em junho, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.
Notícias Gerais, por Redação
Ao enxergar crescimento econômico mais fraco neste e no próximo ano em função da crise econômica internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá tomar medidas de defesa comercial para proteger o combalido setor industrial da inundação de produtos importados mais baratos.
Deixe seu Comentário: