Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/08/2011

Remédio biológico ataca tumor gástrico com mutação genétic

Pacientes com um tipo de câncer de estômago que apresenta uma mutação têm mais uma opção de tratamento. Isso porque o anticorpo monoclonal trastuzumabe, uma droga biológica que impede a reprodução das células cancerosas portadoras da mutação, passa a poder ser indicado também para tumores de estômago. O remédio já era usado para câncer de mama.
 
De acordo com o Icesp, a mudança de indicação foi aprovada em julho pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E a instituição explica que de 10% a 15% dos tumores gástricos têm a mutação conhecida como HER2 e podem ser tratados com o anticorpo.
 
Novo estudo
Um estudo sobre a droga (patrocinado pela fabricante do remédio, a Roche) com 584 pessoas em 24 países foi publicado na revista médica “Lancet” no ano passado.
 
A pesquisa mostra que os pacientes, cujos tumores não podiam mais ser operados, ganharam cerca de três meses a mais de sobrevida com o tratamento aliado à quimioterapia, em comparação aos que receberam só a químioterapia.
 
Terapia-alvo
De acordo com instituição, buscar novos tratamentos oncológicos tem se concentrado na identificação de subgrupos de tumores, para o desenvolvimento de terapias individualizadas.
 
E conta que antigamente, o câncer era ou de mama ou de estômago ou de intestino. Hoje, sabe-se que dois tumores podem estar no mesmo órgão e ser muito diferentes do ponto de vista molecular.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 15.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta popular sobre SUS tem 700 mil assinaturas

O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos dizem que TI ainda é o inimigo

Entender a diferença entre como médicos acadêmicos e comunitários pensam pode estimular relações mais produtivas - e talvez diminuir a tensão

Deixe seu Comentário:

=