Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/12/2013

Risco de morrer por alergia alimentar é pequeno, mostra estudo

A reação alérgica fatal é um acontecimento dramático, que ocorre em geral com jovens e naturalmente chama a atenção. Entretanto, tal atenção pode superestimar os riscos. Um novo estudo descobriu que a probabilidade de pessoas com alergia alimentar morrerem durante uma reação alérgica é muito menor que a de morte por acidente.

Publicada online no periódico Clinical & Experimental Allergy, a análise revisou 13 estudos e resumos de conferências que descrevem 240 "episódios de anafilaxia por alimentos", ocorridos entre 1946 e 2012. Para as pessoas com alergia alimentar, a taxa de mortalidade por anafilaxia foi de 1,81 ao ano para cada 1 milhão. Essa taxa foi de 3,25 para os menores de 19 anos e de 4,25 para os alérgicos a amendoim.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a taxa de mortalidade por acidente é de 399 ao ano para cada um milhão e 53 no caso dos homicídios. O risco de ser morto por arma de fogo é de 36 para cada 1 milhão e a probabilidade de morrer em um acidente de carro é de 109 para cada um milhão.

"É uma questão de não permitir que a alergia alimentar controle sua vida ou a de seu filho. Por incrível que pareça, o risco é baixo. Embora as pessoas necessitem tomar precauções, eu acredito que seja importante observar o contexto", afirmou Robert J. Boyle, especialista em alergia pediátrica do Imperial College de Londres.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Em três anos, saúde foi área técnica que gerou mais empregos

Quase 100 mil postos de trabalho foram criados para técnicos de nível médio entre 2009 e 2012, segundo o Ipea

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa proíbe venda de lote falsificado de remédio usado contra o câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e o comércio do lote B6038 do medicamento Mabthera 500 mg/50ml (Rituximabe), em todo o país, por se tratar de falsificação.

Deixe seu Comentário:

=