Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/01/2012

Ruídos em hospitais são superiores ao recomendado pela OMS

Estudo diz que barulho em quartos de hospitais chega a 80 decibéis, equivalente a uma motosserra

Um estudo publicado pela Archives of Internal Medicine, periódico da American Medical Association, chegou à conclusão que os níveis de ruídos praticados em hospitais são superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Cerca de 100 pacientes adultos em seus centros médicos participaram da pesquisa que qualificou a dimensão do barulho nestes locais. As informações são da Reuters.

A recomendação da OMS é que o barulho nos quartos dos hospitais esteja entre 30 e 40 decibéis. No entanto, o levantamento indica que foram encontrados níveis perto dos 50 decibéis e em alguns locais o valor foi ainda mais alto, 80 – equivalente ao barulho de uma motosserra.

Segundo a pesquisa, os ruídos “extras” foram resultados das conversas entre médicos e enfermeiras, além da entrada destes profissionais nos quartos para aplicação de remédios, mas a maior parte deles também está relacionada aos alarmes nas casas de saúde. “O ambiente de um hospital, certamente, não é um ambiente calmo”, concluiu Vineet Arora, uma das autoras da pesquisa.

Uma das reclamações mais comuns dos pacientes foi a dificuldade de dormir pela noite. Poderia ser parte do ciclo: se você está doente, você dorme mal, e não será capaz de ter uma melhor recuperação, opina. Apesar disso, os médicos disseram que o barulho não é o único culpado por interferir no sono dos pacientes, já que as doenças também interferem no momento de repouso.

Fonte:saudeweb.com.br|12.01.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouvidorias de planos de saúde começam a funcionar em 6 meses

As operadoras de planos de saúde vão ter entre seis meses e um ano para implantar ouvidorias em suas estruturas. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) consta na Resolução Normativa nº 323, publicada na quinta-feira, dia 5.

Deixe seu Comentário:

=