Publicado por Redação em Previdência Corporate - 19/08/2011

Senado aprova pensão a dependentes de ex-contribuintes da Previdência

SÃO PAULO – A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto que dá direito de pensão ao dependente de qualquer trabalhador que tenha contribuído por, no mínimo 15 anos, à Previdência Social. De acordo com a Agência Senado, o projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
 
De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto PLS 42/10 altera a Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social.
 
Atualmente, por essa norma, caso não haja novas contribuições, o prazo máximo em que o sistema mantém o segurado nessa condição é de dois anos. A única exceção é a concessão da pensão por morte aos sucessores do segurado que, à época do seu falecimento, já reuniam as condições para a aposentadoria.
 
Emenda
Para evitar um impacto financeiro excessivo sobre o caixa da Previdência, o relator da proposta, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), apresentou uma emenda para explicitar que as pensões concedidas em razão da aprovação da nova lei não serão pagas retroativamente, mas unicamente a partir de sua concessão. "O projeto garante que o trabalhador segurado por período de 15 anos tenha ao menos a tranquilidade de saber que seus dependentes não ficarão à míngua, no caso de seu falecimento", afirma.
 
Durante a discussão da matéria, Maldaner explicou que o projeto "é uma grande conquista na área da contribuição social", explica.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 19.08.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS não pode cobrar benefício com dívida ativa, diz STJ

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode cobrar benefício previdenciário pago indevidamente ao favorecido mediante inscrição em dívida ativa e posterior execução fiscal.

Previdência Corporate, por Redação

Rombo na Previdência acumula R$ 42 bilhões em 2012

O déficit nas contas da Previdência Social superou os R$ 42 bilhões de janeiro a outubro deste ano, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como e quanto investir para ter uma aposentadoria tranquila

Quando pensamos em aposentadoria sabemos que a regra básica é de que quantos antes começarmos a poupar, melhor. No entanto, muitos têm dúvidas do quanto devemos poupar, por mês, para poder ter uma aposentadoria tranquila.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência com 40% em Bolsa é interessante?

Dúvida do internauta: Possuo um VGBL há cerca de 3 anos e 40% deste valor é investido em ações. Nunca consegui tirar realmente minhas dúvidas com o consultor e acredito que não saberei se estão me falando a verdade

Deixe seu Comentário:

=