Saúde Empresarial » Gestão de Saúde » CIPA / SIPAT


A CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sua principal função é permanentemente deixar o ambiente de Trabalho apto para que as funções sejam realizadas sem riscos de acidentes.

A CIPA deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados, o número de integrantes é proporcional ao número total de funcionários da empresa.

SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Como o próprio nome explica, é uma semana de eventos que mobiliza os colaboradores a se motivar para realizar um trabalho sem riscos de acidentes e doenças ocupacionais durante todo o ano.

A SIPAT – é parte das realizações da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A semana de eventos não consegue ser realizada sem o apoio e a participação da CIPA.

Objetivos

Orientar e conscientizar os funcionários da SUA EMPRESA sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho;

Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança.

Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo  diretores, gerentes e se possível familiares.

Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos
trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

A SIPAT tem se mostrado uma atividade diferenciada contando com a colaboração do pessoal que compõe a CIPA.

"O texto não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem autorização do titular. A previsão legal está no artigo 29 da Lei 9610/98"