Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/06/2011

Sírio-Libanês inaugura centro de oncologia em Brasília

O Hospital Sírio-Libanês inaugura, em Brasília, a sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo: o Sírio-Libanês Brasília – Centro de Oncologia, dedicado ao tratamento de todos os tipos de câncer, em crianças e adultos. Foram investidos R$ 6 milhões na remodelação e preparação das instalações do prédio de três andares e 2,4 mil m², incluindo 12 suítes para aplicação de quimioterapia e seis consultórios.

A princípio, o objetivo é oferecer tratamento clínico em oncologia, tendo o novo serviço capacidade para realizar 800 consultas e 600 aplicações de quimioterapia por mês. Posteriormente, serão iniciados os serviços de radioterapia.

“A escolha pela capital federal aconteceu de forma bem natural. A cidade apresenta um forte crescimento e há um número significativo de pessoas que fazem tratamento em São Paulo”, explica o diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff, em comunicado.

De acordo com o Superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, o atendimento em oncologia é um dos pilares da instituição, daí a opção por esta área para a entrada na Capital Federal.

Para Chapchap, o nível de atendimento vai ser igual ao de São Paulo devido à qualidade dos profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos da região aliada à qualidade desenvolvida pelo Centro de Oncologia do HSL.


Cooperação internacional

O Hospital Sírio-Libanês iniciou um amplo programa para consolidar a sua posição como uma das grandes referências internacionais em oncologia. O primeiro passo foi dado no final do ano passado, quando a instituição começou a discutir projetos de cooperação mútua com Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. O objetivo é desenvolver programas colaborativos de educação e treinamento em oncologia, incluindo simpósios conjuntos.

O foco inicial são as áreas de oncologia clínica e radioterapia. Para o futuro, também estão previstos projetos colaborativos de pesquisa, envolvendo as duas instituições. Antes disso, no entanto, serão dados passos preliminares para o alinhamento de sistemas de registro de dados e procedimentos. Justamente por isso, uma das áreas abordadas nessa colaboração será a de tecnologia de informação.

As instalações da instituição brasileira, que incluem o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) tiveram peso expressivo na decisão de prosseguir com as negociações.

A discussão sobre o futuro da colaboração será aprofundada nos próximos meses, coincidindo com uma visita das lideranças do Hospital Sírio-Libanês e de seu Centro de Oncologia à instituição americana.

Descentralização dos serviços

Desde o início de novembro, o Centro de Oncologia do HSL também ocupa dois dos oito andares da nova Unidade Itaim, localizada na Rua Joaquim Floriano, em São Paulo. Com investimento de R$ 35 milhões, a unidade ainda possui serviços de hospital-dia, centro cirúrgico e um Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI).

A previsão para o início das operações é ainda neste mês de junho. Confira a estrutura do centro:

Instalações:

-12 suítes para aplicação de quimioterapia
-Seis consultórios
-Há área física para instalação futura de radioterapia

Atendimentos (mensais):

-600 aplicações de quimioterapia
-800 consultas

Corpo Clínico:

Cinco médicos:

-Quatro oncologistas clínicos (sendo uma plantonista)
-Uma oncopediatra

Funcionários:

-22 colaboradores (áreas de atendimento e administrativa)

Área construída: 2,4 mil metros quadrados

Estrutura por andar

Recepção érreo:

-Seis consultórios
-Sala de pré-consulta (triagem)
-Sala de exames (coleta)
-Salas administrativas
-Sala de reuniões

1.º andar:

-12 suites para aplicação de medicamentos
-Copa de pacientes
-Farmácia de quimioterapia
-Posto de enfermagem

Sub solo:

-Área de apoio administrativo
-Almoxarifado
-Copa de funcionários
-Vestiários
-Área reservada para a instalação do equipamento de radioterapia

Fonte: www.saudeweb.com.br | 16.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério habilita mais equipes do Saúde da Família em 13 estados

Iniciativa amplia o acesso da população à Atenção Básica e libera recursos para melhorar a qualidade do atendimento

Saúde Empresarial, por Redação

Medida da Anvisa acelera fila para processo de medicamentos

Os laboratórios farmacêuticos poderão notificar de forma automática a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre alterações de rotulagem e bula. A Anvisa anunciou que os pedidos antes tinham que aguardar na fila de análise do órgão regulador e agora serão autorizados imediatamente.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS define princípios para Oferta de Medicação Domiciliar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica nesta quarta-feira, 31/10/2012 a Resolução Normativa Nº 310 que estabelece princípios para a oferta de medicação de uso domiciliar para beneficiários de planos de saúde portadores de patologias crônicas.

Saúde Empresarial, por Redação

USP está entre as melhores do mundo em medicina

Performance das universidades latino-americanas teve forte melhora no ranking QS World University de 2011, publicado nesta segunda-feira (05). Veja onde estão as brasileiras

Deixe seu Comentário:

=