Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2011

Sondagem industrial da FGV aponta nova queda na confiança da indústria

SÃO PAULO – A confiança da indústria caiu 1,2% na passagem de abril para maio, segundo a Sondagem Industrial, divulgada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) na manhã desta terça-feira (31). O ICI (Índice de Confiança da Indústria) passou de 111,2 pontos para 109,9 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Essa foi a quinta queda consecutiva do ICI, que já acumula redução de 4% em 2011 e atinge seu menor nível desde novembro de 2009. Ademais, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice tem uma queda de 4,8%.

Expectativa pressiona o índice
Neste mês, tanto o IE (Índice de Expectativas) quanto o ISA (Índice da Situação Atual) tiveram redução. O primeiro recuou 0,6% na passagem mensal para e atingiu 108,3 pontos, menor nível desde setembro de 2009. "O quesito que mede o grau de otimismo com a evolução da produção nos três meses seguintes caiu para 126,0 pontos, o menor desde abril de 2010", destaca a FGV.

Já o ISA (Índice da Situação Atual) recuou 1,7% e atingiu 111,6 pontos, pressionado pelo pela proporção de empresas  que consideram a situação dos negócios como boa, que caiu de 33,2% para 32,2%.

Por fim, o Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) ficou estável na passagem mensal e alcançou 84,4% em maio. Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2010, o nível atual é 0,5 ponto percentual menor.

Fonte: web.infomoney.com.br | 31.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem a economia mais fechada do G-20

O Brasil é a economia mais fechada do G-20 e uma das mais protecionistas do mundo.

Notícias Gerais, por Redação

Mulheres empreendedoras valorizam trabalho em equipe

Mulheres empreendedoras valorizam o trabalho em equipe e a comunicação com seus funcionários, ouvindo suas sugestões e percebendo suas necessidades.

Notícias Gerais, por Redação

Calçados da China escapam de sobretaxa no Brasil via Paraguai

Sapatos produzidos na China estão entrando no Brasil pelo Paraguai, escapando da sobretaxação ao produto asiático imposta pelo governo brasileiro no ano passado.

Deixe seu Comentário:

=