Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/05/2012

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional

Unidade, no Instituto de Radiologia do HC, será uma das mais modernas em pesquisa por imagem molecular do País; pesquisas trarão contribuições para áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria

MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário, para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais

MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário, para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, inaugurou nesta segunda-feira (21) as novas instalações do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). O investimento, do governo do Estado, foi de R$ 6,5 milhões.

Foram feitas obras de reforma nas áreas assistenciais, administrativas e de ensino e pesquisa. No segundo pavimento foi criado um centro de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais.

A área está equipada com equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais, em especial ratos e camundongos. “Este equipamento, junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), com as respectivas áreas de suporte, transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad – HCFMUSP num centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais”, afirma a entidade em comunicado.

Com o novo Centro, será possível, por exemplo, acompanhar os tumores em animais de laboratórios e efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando assim o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. “A geração de conhecimentos neste campo permitirá trazer contribuições não apenas nas áreas de oncologia, como também em outras especialidades como a cardiologia e neuropsiquiatria”.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novos medicamentos e tecnologias no SUS dobram em 2012

Em um ano, o Ministério da Saúde incluiu 29 medicamentos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que equivale ao dobro da média de incorporações feitas nos últimos seis anos antes da criação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), em 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério fará pesquisa inédita sobre acesso a medicamentos entre a população

O Ministério da Saúde irá promover uma pesquisa inédita para avaliar o impacto e a efetividade das políticas públicas de medicamentos no Brasil. O estudo, que será realizado em parceria com 11 universidades federais e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),

Deixe seu Comentário:

=