Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/08/2014

STF decide hoje sobre seguro de acidente de trabalho

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje, 06, caso que discute a fixação de alíquota de contribuição ao Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) a partir de parâmetros estabelecidos por regulamentação do Conselho Nacional de Previdência Social. O relator é o ministro Luiz Fux. Especificamente em relação a esse tema, pelo menos 605 casos em instâncias inferiores aguardam a decisão do Supremo sobre a constitucionalidade da questão.

A pauta da sessão ordinária do STF desta quarta-feira tem, ao todo, seis processos cujos temas tiveram repercussão geral reconhecida pelo Plenário, entre eles o julgamento da fixação de alíquota de contribuição ao SAT. As decisões sobre esses temas gerarão impacto em mais de 700 casos.

Outros processos de repercussão geral são os de tributação da importação de pequenos componentes eletrônicos que acompanham material didático de curso de montagem de computadores; extensão da verba de incentivo de aprimoramento à docência prevista em lei complementar do Estado do Mato Grosso a professores inativos; alcance das sanções impostas pelo artigo 37, parágrafo 4º, da Constituição Federal aos condenados por improbidade administrativa; manutenção de candidato investido em cargo público por força de decisão judicial de caráter provisório pela aplicação da teoria do fato consumado e sobre legitimidade do Ministério Público para propor ação civil pública em defesa de interesses de beneficiários do seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres (DPVAT).

Quando a matéria constitucional discutida em um recurso tem repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual do STF, os processos com o mesmo assunto nas demais instâncias têm a tramitação interrompida até que o Supremo tome uma decisão. Isso é chamado de sobrestamento. Após o julgamento do mérito, os processos sobrestados devem ser decididos no mesmo sentido do entendimento do STF.

Fonte: Estadão


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Surge a primeira microsseguradora

A Newprev Previdência Privada é a primeira empresa a declarar à Susep a sua intenção de operar como sociedade microsseguradora nos ramos vida e de danos.

Vida em Grupo, por Redação

O microsseguro regulamentado

Objetivo desse produto é colocar à disposição das classes E e F ferramentas de proteção social desenvolvidas se valendo de operações mais sofisticadas e já testadas

Vida em Grupo, por Redação

Crivo consolida mercado brasileiro de seguros

A Crivo está atuando cada vez mais forte no mercado de seguros e vem auxiliando as administradoras a ofertar seus produtos de forma mais assertiva.

Vida em Grupo, por Redação

Continua a campanha: Seguro é Proteção, Proteção não é Seguro.

Lançada em março deste ano, a campanha "Seguro é Proteção, Proteção não é Seguro", comandada pelo Clube dos Corretores do Rio de Janeiro, continua.

Deixe seu Comentário:

=