Publicado por Redação em Dental - 18/09/2013

Sucos de soja podem desgastar os dentes

 O estudo foi realizado pela USP e foi considerado o potencial erosivo da soja em forma de leite e suco

Um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) aponta que os efeitos dos sucos de soja nos dentes podem ser tão erosivos quanto os de sucos industrializados de frutas mais ácidas, como a laranja e o limão. Na análise, foi considerado o potencial erosivo da soja em forma de leite e suco.

A conclusão foi que o desgaste dental pode ser impulsionado de duas formas. Uma delas é o desgaste mecânico, que ocorre com a escovação e com o próprio uso dos dentes. A outra é a erosão causada por substâncias ácidas presentes nos alimentos e bebidas, como sucos de laranja e limão, refrigerantes, isotônicos.
Para a nutricionista Érika Rodrigues, os resultados da pesquisa estão relacionados aos produtos existentes nos sucos de soja, e não à soja propriamente. “A soja possui pH 8, o que significa que é alcalina. Os sucos de fruta, por sua vez, têm pH 6. Quando adoçados, em produtos industrializados, chegam a três. Portanto, vê-se que o que aumenta a acidez é a quantidade de suco e açúcar e não a soja”, aponta.

Outra ressalva feita pela nutricionista é que os sucos de soja que consumimos cotidianamente podem ser erosivos aos dentes pelo fato de possuírem uma quantidade muito pequena de soja e um montante significativo de açúcares e conservantes. “A definição de néctar diz que pode haver de 20% a 30% de fruta e o restante de outros ingredientes”, diz Érika.

De qualquer forma, a nutricionista alerta para os riscos de uma dieta muito rica em alimentos ácidos, visto que eles já são potencialmente erosivos aos dentes. “Sabe-se que o consumo excessivo desses alimentos pode estar atrelado a doenças como diabetes e síndrome metabólica”, alerta.
 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos

Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Deixe seu Comentário:

=