Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/12/2011

Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor

Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores. Quando estamos sonhando, estamos no estágio de sono conhecido como movimento rápido dos olhos, ou R.E.M. Nesse estágio, o cérebro processa as experiências emocionais vividas em um ambiente seguro, e quando os níveis de estresse estão baixos. Esse processo ajuda a reduzir a ansiedade emocional de memórias ruins.

“Nós acordamos no dia seguinte, e essas experiências foram suavizadas em sua força emocional. Nós nos sentimos melhor em relação a elas, nós sentimos que nós conseguimos (lidar com elas)”, explica o pesquisador Matthew Walker, da Universidade da Califórnia (EUA).

Walker e uma equipe de cientistas fizeram um estudo sobre o tema com 35 adultos saudáveis. O estudo mostrou que durante o sono R.E.M., as memórias são reativadas, colocadas em sob novas perspectivas, associadas e reintegradas em um estado em que o cérebro está mais ‘calmo’, melhorando qualidade de sono e reduzindo a ocorrência de pesadelos.

A descoberta traz novidades também para o transtorno de estresse pós-traumático. Pessoas sofrendo desse distúrbio podem ter problemas para se recuperarem porque as emoções de experiências traumáticas não são processadas de forma apropriada nas suas memórias durante o sono. Existem estudos que mostram que pessoas com transtorno de estresse pós-traumático e outros distúrbios de humor têm padrões de sono que sofrem interrupções.

Fonte:http://boasaude.uol.com.br|01.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério habilita mais equipes do Saúde da Família em 13 estados

Iniciativa amplia o acesso da população à Atenção Básica e libera recursos para melhorar a qualidade do atendimento

Saúde Empresarial, por Redação

Butantan prepara testes de vacina contra dengue

O Instituto Butantan espera iniciar em um mês em São Paulo os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda no País.

Saúde Empresarial, por Redação

Cérebro é capaz de aprender durante o sono

Matéria controversa durante séculos, deixada ao deleite dos "caçadores de mitos", só há pouco tempo os cientistas começaram a admitir que que é possível aprender dormindo.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo teste ajuda a avaliar se dor no peito é sinal de ataque cardíaco

Um novo teste de previsão de risco cardíaco desenvolvido por pesquisadores europeus é capaz de identificar se pacientes com dor no peito têm chances reais de sofrer um infarto.

Saúde Empresarial, por Redação

Cafeína ajuda a reduzir risco de Alzheimer

Consumir cafeína pode ajudar a reduzir as chances de idosos com comprometimento cognitivo leve desenvolverem doença de Alzheimer, de acordo com uma pesquisa feita nas universidades do Sul da Flórida e de Miami, nos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário:

=