Tossir com etiqueta faz bem à saúde


Doenças graves como tuberculose podem ser transmitidas através dela
 
Que a tosse é um grande inconveniente ninguém nega. Mas o que muita gente não sabe é que apesar de incômodo, o sintoma é um importante aliado na proteção do organismo. A tosse é um sinal de que algo não vai bem. E no caso de um engasgo, por exemplo, é fundamental para expelir o corpo estranho e evitar o sufocamento.
 
A tosse também auxilia o médico a detectar doenças que vão desde uma gripe, a problemas mais sérios como pneumonia, asma, bronquite, tuberculose e câncer. Outra função é expelir catarro, que pode conter micro-organismos, tais como bactérias e vírus. Portanto, não se deve inibir a tosse, pois catarro alojado nos pulmões propicia a multiplicação de bactérias e pode transformar uma simples gripe em pneumonia.
 
Porém, apesar de ser uma forma eficaz de eliminar secreções, a tosse também é um eficiente caminho de transmissão de doenças. Por isso, infectologistas do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, decidiram fazer uma campanha que chamaram de "Tossir com Etiqueta".
 
1. Cubra a boca e o nariz com um lenço quando for tossir ou espirrar.O termo pode parecer estranho, mas assim como há a maneira correta de se comportar à mesa, há também o jeito certo de tossir. Não se trata apenas de uma questão de educação: tossir com etiqueta pode prevenir a disseminação de vírus como os da gripe e até evitar uma epidemia.
 
A recomendação não é apenas dos especialistas, mas também do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma organização americana de controle e prevenção de doenças, que criou a campanha Cover your Cough ("cubra sua tosse"). As recomendações abaixo fazem parte da campanha Cover Your Cough. São atitudes simples e fáceis de tomar no dia a dia, que podem evitar a propagação de vírus, bactérias e a ocorrência de epidemias. Vale seguir esses conselhos:
 
2 .Tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação.
 
3. Coloque o lenço usado no lixo.
 
4. Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar. Lave-as com água e sabão e seque-as com papel
toalha.
 
Fonte: superdicas-interatividade.blogspot.com