Publicado por Redação em Dental - 09/06/2011

Tratamento com laser ajuda a combater mau hálito

Cientistas do Hospital Meir, do Centro Médico Safir, em Israel, concluíram em uma pesquisa que o tratamento à base de laser pode ajudar a combater o mau hálito.

A descoberta é para os casos em que o mau hálito persiste mesmo com uma boa higiene bucal. Nesses casos, o hálito ruim é atribuído às amígdalas.

Por isso, os pesquisadores analisaram 53 pacientes que tiveram suas amígdalas tratadas por 15 minutos com laser. O tratamento foi considerado bem sucedido pelos cientistas.

Muitos críticos, no entanto, ainda acreditam que a melhor maneira de evitar o mau hálito é escovar os dentes regularmente e fazer uso de fio dental.

Amígdalas

O estudo concluiu que todos os pacientes que participaram da pesquisa tinham mau hálito devido ao mau cheiro das amígdalas e não por problemas dentários ou na gengiva.

Reforçando essa tese, os cientistas contam que, quando massagearam as amígdalas dos pacientes, se depararam com secreções mau cheirosas, dando indicações que o problema era o odor das amígdalas.

Todos os pacientes foram tratados com laser por apenas uma sessão de 15 minutos e foram examinados novamentes após seis semanas para uma avaliação.

Dos 53 pacientes, 28 ficaram curados com apenas uma sessão. Os outros foram submetidos a uma ou duas sessões a mais, de acordo com os pesquisadores.

Richard Price, consultor da Associação Dentária Americana, disse que o procedimento com laser pode ser útil como uma última alternativa, mas que as amígdalas são responsáveis por apenas cerca de 6% dos problemas de halitoses.

"Tente o tratamento convencional primeiro. Limpar as amígdalas e utilizar antisséptico bucal costuma funcionar para a maioria das pessoas", disse o consultor à revista New Scientist, que publicou o estudo.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Dental, por Redação

Conheça todos os tipos de prótese dentária

Muitas pessoas tem dúvidas quanto aos existentes atualmente. Os pacientes tem uma popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Deixe seu Comentário:

=