Publicado por Redação em Dental - 11/04/2012

Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Os autores do relato observaram que esses pacientes usaram quantidades excessivas de cremes dentais contendo zinco (dois ou mais tubos por semana durante anos, quando um tubo normalmente duraria de 3 a 10 semanas) e sugeriram que eles podem ter engolido grandes quantidades de creme dental durante um período de tempo prolongado. Os autores concordam que isso é apenas uma hipótese.

A American Dental Association (ADA) relata não ter conhecimento independente dos fatos nesses casos e não conhecer nenhum relato de problemas neurológicos resultantes do uso de creme dental quando obedecidas as instruções do fabricante, bem como nenhum outro relato de problemas neurológicos ou outros problemas de saúde relacionados ao uso de cremes dentais em nenhuma situação.

Até o momento, o U.S. Food and Drug Administration (FDA) não emitiu nenhum alerta ao público ou aos profissionais da odontologia sobre essa questão.

A ADA também observou que esse relato de caso envolvendo cremes dentais não deve ser confundido com outra ação do FDA de março de 2008 que incluiu uma notificação de saúde pública sobre eventos de saúde adversos causados por sérias reações alérgicas a um produto diferente: limpadores de dentaduras.

O FDA atribuiu a reação a um ingrediente chamado persulfato (um alérgeno conhecido) e solicitou a todos os fabricantes de limpadores de dentaduras que modificassem o rótulo para incluir informações alertando que o produto continha persulfatos e recomendou melhorar as instruções de uso no rótulo para reduzir erros na utilização.

Pacientes com dentaduras frouxas devem consultar o dentista regularmente para exame e cuidados apropriados, o que pode reduzir a necessidade de produtos adesivos de dentaduras.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça seis drogas que prejudicam os dentes

Os vilões da saúde bucal estão por todo canto. Alguns já são velhos conhecidos, como o fumo e as drogas, outros, apesar de terem sua função para o organismo, podem prejudicar a boca

Dental, por Redação

Saiba o que é placa dental bacteriana

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Dental, por Redação

Chance de cura de câncer bucal dobra com diagnóstico precoce

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Deixe seu Comentário:

=