Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/10/2013

Vencedor do Nobel de Economia fez alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia, Robert Shiller, afirmou no mês passado que o Brasil pode estar vivendo um bolha imobiliária semelhante a vivida pelos Estados Unidos, e que deu origem a crise econômica de 2008.

Durante apresentação em evento no país, o economista levantou suspeitas sobre uma alta sem explicação nos preços dos imóveis.

 "Suspeito que haja uma bolha imobiliária no Brasil. Os imóveis mais que dobraram de preço no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos cinco anos [segundo números da pesquisa FipeZAP]. O que aconteceu em cinco anos de tão dramático para os preços subirem assim? A inflação não foi muito menor? Os preços caíram 25% em Los Angeles e Nova York no mesmo período. E por que os preços no Brasil foram para cima ininterruptamente?", disse.


"Não posso cravar que exista uma bolha no Brasil"

Apesar dos indícios apontados, Shiller afirmou que não poderia ter certeza sobre uma bolha imobiliária em andamento no país.

"Eu não posso cravar que exista uma bolha no Brasil porque não conheço a fundo as características do mercado local. Mas comparando os dados brasileiros com os de outros países, posso dizer que a alta sugere cautela. Os preços dos imóveis no Japão tiveram o mesmo movimento na década de 1980 e depois, no início dos 1990, começaram a cair sem parar e perderam dois terços do valor até agora. São pessoas que investem em imóveis, não são "hedge funds". Você acha que os preços dobraram por fundamentos econômicos ou por um movimento psicológico?"

 "Eu não investiria no mercado imobiliário brasileiro"

Ainda de acordo com a apresentação feita no país no mês passado, o professor de Yale afirmou que não investiria em imóveis no Brasil.

"É preciso evitar ativos caros, seja nas ações ou no mercado imobiliário. Eu não investiria no mercado imobiliário brasileiro. Os mercados financeiros são empurrados a comprar bolhas apesar de elas acontecerem com tanta regularidade e causarem tantos prejuízos. Sempre há novas bolhas", declarou.
Economista previu bolha imobiliária nos EUA

Na década de 1980, Shiller ajudou a criar o índice S&P/Case-Shiller, o primeiro indicador de preços dos imóveis do mercado americano e ainda hoje a principal referência dos valores praticados no país.

A partir de 2005, Shiller começou a falar abertamente sobre a bolha no mercado imobiliário americano – a crise do subprime eclodiu três anos depois e ainda se faz sentir ao redor do mundo.

 

Fonte: www.uol.com.br

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo debate mudanças na tributação de fundos, diz Barbosa

O governo discute com agentes do mercado financeiro estímulo ao investimento de longo prazo no país alterando a tributação e prazos de fundos atrelados aos Certificados de Depósitos Interbancários (DI), afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como fugir dos 11 maiores erros financeiros

Você economiza na hora do almoço no trabalho, só compra produtos na promoção, paga seu cartão de crédito dentro do prazo e ainda planeja suas férias tão desejadas a cada ano. Se você faz tudo isso sem passar por nenhum sufoco, significa que cuida muito bem de suas finanças.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores devem entregar declaração de rendimentos até 31 de maio

Os empreendedores individuais devem entregar até 31 de maio a declaração de rendimentos, a DASN-Simei, referente ao ano-calendário 2011, à Receita Federal. A obrigatoriedade vale para os empreendedores formalizados até 31 de dezembro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Bancos se blindam para lidar com crise

A Caixa Econômica Federal encerrou ontem a temporada de balanços dos grandes bancos brasileiros. Os resultados expuseram que os bancos brasileiros já se preparam para a nova rodada da crise econômica internacional, informa reportagem de Giuliana Vallone publicada na edição de quinta-feira da Folha.

Deixe seu Comentário:

=