Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/04/2012

Vitamina D pode ajudar a baixar a pressão arterial

Vitamina D pode ajudar a baixar a pressão arterial

27 de abril de 2012 (Bibliomed). A pressão arterial elevada pode causar diversos problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos. Suplementos de vitamina D têm se mostrado uma arma para baixar a pressão arterial em pacientes com hipertensão.

O estudo, realizado no Hospital Holstebro, na Dinamarca, envolveu 112 pacientes que tiveram seu nível de vitamina D medido no início da pesquisa. Desses, 92 tinham níveis baixos da vitamina. Após essa primeira medição, os pacientes foram divididos em dois grupos: um que recebeu vitamina D e outro que recebeu um placebo durante 20 semanas.

Segundo Dr. Thomas Larsen, coordenador da pesquisa, o estudo mostrou que aqueles pacientes que tomaram suplementos de vitamina D apresentaram uma redução significativa na região central da pressão arterial sistólica, quando comparado com o grupo que recebeu um placebo.

Percebeu-se também uma redução na pressão arterial ambulatorial - pressão arterial medida no braço várias vezes ao dia -, nos pacientes que originalmente apresentavam deficiência em vitamina D.

“Provavelmente, a maioria dos europeus têm deficiência de vitamina D, e muitos deles apresentam hipertensão também”, diz Dr. Larsen. “A vitamina D não é uma cura para hipertensão nesses pacientes, mas pode ajudar, especialmente no inverno. No entanto, é importante salientar que este foi um estudo pequeno e que são necessários estudos mais amplos para fornecer mais evidências sólidas”, completa.

Os resultados foram apresentados na European Society of Hypertension Meeting , em Londres.

Fonte: UPI


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde empresarial sai até 149% mais barato do que individual

SÃO PAULO - Um levantamento feito pela Mercer Marsh Benefícios revelou que planos coletivos empresariais de saúde (contratados por empresas para seus funcionários) custam, em média, menos da metade do valor cobrado por planos individuais (contratados por famílias).

Saúde Empresarial, por Redação

Promoção da saúde não é custo, mas investimento

Cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno é de US$ 2,9, ou seja, um benefício de quase 3 por 1

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=