Publicado por Suporte AW em Notícias Gerais - 17/02/2011

Volume de fusões e aquisições no Brasil bate recorde em 2010

SÃO PAULO - As fusões, aquisições e reestruturações societárias realizadas no Brasil em 2010 somaram R$ 184,8 bilhões, de acordo com dados  divulgados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) nesta quinta-feira (17). O valor é 55% maior do que o registrado em 2009 e 35% superior aos dados de 2007, ano considerado recorde até então.

No total, foram 143 operações em 2010, o que significa um crescimento de 51% com relação a 2009, quando o número chegou a 95.

Segundo o presidente do Subcomitê de Fusões e Aquisições da Anbima, Bruno Amaral, o resultado deste ano foi influenciado por uma maior participação do investidor estrangeiro. "Vimos uma maior atuação dos chineses, principalmente, no segundo semestre do ano passado, quando o volume de operações foi forte", fala.

Destaques
O setor de TI e Telecom, influenciado pela compra da participação da Portugal Telecom na Brasilcel (Vivo) pela Telefônica, por R$ 18,2 bilhões, respondeu por 18% do volume negociado em 2010 e foi o grande destaque. Em seguida, vêm os setores de Agronegócio, com 13,2%, e Metalúrgica e Siderurgia, com 12,6%. "Estes foram os destaques, mas posso dizer que todas as operações foram significativas para o recorde alcançado em 2010", diz.

Perspectivas
De acordo com Amaral, 2011 também deve ser forte para o setor de fusões e aquisições no Brasil "A nossa primeira estimativa é que neste ano o volume seja maior ou igual ao registrado em 2010, se levarmos em conta o momento da economia e ainda a força do investidor estrangeiro, especialmente dos asiáticos", acredita.

Se o setor de TI e Telecom foi o destaque de 2010, o de infraestrutura é apontado como aposta para este ano. "Grandes obras movimentam toda uma cadeia de empresas, prestadores de serviços, fornecedores e levam muitas empresas a buscar capital, inclusive por meio de fusões", finaliza.

Fonte: web.infomoney.com.br | 17.02.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: redução da Selic pode conter valorização do real

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a decisão do Banco Central (BC) de baixar a taxa básica de juros (Selic) de 7,5% para 7,25% colabora para reduzir o diferencial de taxas entre o Brasil e outros países no mundo. "

Notícias Gerais, por Redação

Qual é o seu sonho de consumo? Seja qual for a resposta, planejar é essencial

Quem nunca se viu pensando, na hora de realizar algum sonho, conforme o refrão popular: "Não sei se eu caso ou se compro uma bicicleta"? Seja lá qual for o seu objetivo, a compra de um carro, de uma casa, a

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda reduz estimativa de crescimento do PIB de 2011 para até 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (11) que a Fazenda já revisa o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011 para um intervalo de 3,5% a 4%. Até então, a estimativa era de 4,5%.

Deixe seu Comentário:

=