Publicado por Suporte AW em Notícias Gerais - 17/02/2011

Volume de fusões e aquisições no Brasil bate recorde em 2010

SÃO PAULO - As fusões, aquisições e reestruturações societárias realizadas no Brasil em 2010 somaram R$ 184,8 bilhões, de acordo com dados  divulgados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) nesta quinta-feira (17). O valor é 55% maior do que o registrado em 2009 e 35% superior aos dados de 2007, ano considerado recorde até então.

No total, foram 143 operações em 2010, o que significa um crescimento de 51% com relação a 2009, quando o número chegou a 95.

Segundo o presidente do Subcomitê de Fusões e Aquisições da Anbima, Bruno Amaral, o resultado deste ano foi influenciado por uma maior participação do investidor estrangeiro. "Vimos uma maior atuação dos chineses, principalmente, no segundo semestre do ano passado, quando o volume de operações foi forte", fala.

Destaques
O setor de TI e Telecom, influenciado pela compra da participação da Portugal Telecom na Brasilcel (Vivo) pela Telefônica, por R$ 18,2 bilhões, respondeu por 18% do volume negociado em 2010 e foi o grande destaque. Em seguida, vêm os setores de Agronegócio, com 13,2%, e Metalúrgica e Siderurgia, com 12,6%. "Estes foram os destaques, mas posso dizer que todas as operações foram significativas para o recorde alcançado em 2010", diz.

Perspectivas
De acordo com Amaral, 2011 também deve ser forte para o setor de fusões e aquisições no Brasil "A nossa primeira estimativa é que neste ano o volume seja maior ou igual ao registrado em 2010, se levarmos em conta o momento da economia e ainda a força do investidor estrangeiro, especialmente dos asiáticos", acredita.

Se o setor de TI e Telecom foi o destaque de 2010, o de infraestrutura é apontado como aposta para este ano. "Grandes obras movimentam toda uma cadeia de empresas, prestadores de serviços, fornecedores e levam muitas empresas a buscar capital, inclusive por meio de fusões", finaliza.

Fonte: web.infomoney.com.br | 17.02.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de melhor desempenho do setor, emprego na indústria fica estável em junho

 Apesar do avanço da produção da indústria acima do esperado em junho, o emprego no setor não conseguiu aproveitar o impulso e ficou estável no mês na comparação com maio, informou nesta sexta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Deixe seu Comentário:

=