Publicado por Redação em Dental - 28/12/2015

3 comidas de Natal inimigas dos dentes

O gel clareador é colocado na moldeira que é encaixada nos dentes antes de dormir para o produto agir à noite

Alguns alimentos natalinos deixam a boca mais propensa à cárie, mas basta fazer a higienização adequada para aproveitar a ceia

Natal é sinônimo de tradição e é quase obrigatório compor a mesa com algumas comidas deliciosas, como peru e tender. Acontece que alguns desses itens típicos natalinos podem ser verdadeiros inimigos da saúde bucal.

Frutas secas

Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva, o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. Os açúcares e amidos contidos nas frutas secas combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.

Frutas secas

Na produção dessa bebida, os vinhos espumantes são fermentados duas vezes, e, na segunda vez, se acrescenta levedura e açúcar, tornando-as, além de alcoólicas, bem doces, um perigo para a saúde bucal. Isso porque, quando o dente entra em contato com bebidas muito açucaradas e por períodos longos, o risco de cárie e de corrosão dental aumenta sensivelmente. “O álcool age diretamente nas glândulas salivares, diminuindo em até 40% o volume da saliva”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro. Porém, um ponto positivo dos champanhes é que o teor alcoólico deles está entre os mais baixos (11%).

Panetone

Além das frutas cristalizadas, o panetone é rico em carboidrato fermentável, nutriente que sempre que é consumido faz o pH da boca cair dentro de 5 a 15 minutos e dura até 30 minutos, o que torna o ambiente ácido e propício para a ação da cárie, já que a acidez corrói o esmalte dos dentes.

Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão dessas delícias nas comemorações de Natal. Para atenuar os danos, basta lembrar-se de caprichar na higiene bucal depois que comer.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Dental, por Redação

Ministério da Saúde libera mais R$ 16,4 milhões anuais para a confecção de próteses dentárias

Com a ampliação dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias por todo o país, que deverá chegar ao total de 1.232 em 2012, o Ministério da Saúde ampliou os recursos que serão destinados anualmente para a confecção de próteses dentárias.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=