Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/10/2014

ANS realiza segunda reunião do Grupo Técnico da Lei 13.003

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou na sexta-feira 17/10, no Rio de Janeiro, a segunda reunião do Grupo Técnico de Regulamentação da Lei nº 13.003. A referida lei trata da contratualização entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços de saúde.

O evento contou com a presença de representantes de instituições ligadas ao setor de saúde, que apresentaram sugestões em relação aos critérios, prazos e procedimentos envolvidos na relação entre as operadoras, prestadores e beneficiários.

No último encontro, foram debatidas regras dos contratos como a prorrogação, renovação e rescisão; a vedação à suspensão dos serviços contratados antes da efetiva rescisão contratual; e a importância de o prestador de ter acesso às rotinas de auditoria técnica ou administrativa e às justificativas das glosas.

“Tivemos mais um debate muito produtivo, com contribuições importantes por parte dos integrantes do Grupo Técnico. Todas essas informações serão agrupadas e levadas à discussão com um grupo maior de pessoas em uma audiência pública que iremos promover em breve”, adiantou a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

A próxima reunião do Grupo Técnico será no dia 04/11.

A Lei 13.003/2014 que foi sancionada em 24/06/14 torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. A nova legislação altera a Lei 9.656/98, que dispõem sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e entra em vigor em 24 de dezembro. Entre os principais pontos de discussão estão a regulamentação de itens como a exigência de comunicação da substituição de profissionais de saúde, laboratórios e clínicas e a definição de percentual de reajuste de honorários nos casos em que operadoras e prestadores não chegarem a um acordo.

Acesse a página do Grupo Técnico de Regulamentação da Lei 13.003


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS

Meta para 2015 prevê crescimento do número de acordo com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão que justificar negativa de atendimento por escrito

Operadoras de planos de saúde vão ter que justificar por escrito qualquer tipo de negativa de atendimento caso o serviço seja solicitado pelo beneficiário. A resposta, em linguagem clara, deverá ser enviada por correspondência ou por meio eletrônico em até 48 horas.

Saúde Empresarial, por Redação

Pena de suspensão para médicos pode chegar a um ano

Tramita na Câmara proposta que fixa pena disciplinar de suspensão do exercício profissional por um ano ou suspensão da especialidade médica e multa equivalente a dez salários base da categoria. Caberia aos Conselhos Regionais de Medicina aplicar as penas.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa aprova novo regulamento para rede de laboratórios do País

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram, nesta última terça-feira (14), o regulamento que dispõe sobre o funcionamento da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas).

Deixe seu Comentário:

=