Publicado por Redação em Vida em Grupo - 23/02/2012

Aposentados têm de fazer novo cadastro

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao cadastro de vida do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para não ter seu seguro cancelado. Para fazer a atualização, os bancos que repassam o seguro farão a convocação de todos os 464,6 mil beneficiários da Previdência no Grande ABC para realizar o procedimento. O INSS alerta que o aposentado ou pensionista não precisa comparecer nem às agências do instituto tampouco às unidades bancárias. Vai ficar a critério das instituições financeiras determinar a agenda de atualização nos sistemas. A intenção é evitar transtornos nos atendimentos.

A convocação tem três objetivos: evitar fraudes nos pagamentos do seguro, melhorar o controle das instituições bancárias sobre as concessões, e atualizar o cadastro do instituto. Para realizar o processo, os bancos vão convocar os beneficiários pelo comprovante de pagamento, saldo ou extrato que é impresso nos terminais das agências, o que já ocorre em algumas instituições.

Quem recebe mensalmente o benefício também deverá renovar a senha e atualizar seu endereço. Neste caso, é necessária a presença do segurado, representante legal ou procurador cadastrado no INSS - mas isso só após a convocação.

Os bancos têm obrigação de convocar, anualmente, quem recebe o benefício por conta-corrente e conta-poupança para atualizar senhas. Antes, só concessões por cartão magnético exigiam o procedimento. Cada instituição tem a sua própria agenda de convocação, por isso, o segurado deve ficar atento aos chamados.

AGENDA REGIONAL - Das 464,6 mil pessoas que recebem seguro nas sete cidades, a maioria tem seu pagamento feito por meio dos principais bancos - 416 mil - ou 89,5% do total.

O Itaú Unibanco lidera em número de usuários para repasse de benefícios, com 125,7 mil pessoas. A instituição dará início ao cadastro de vida a partir de março. O Bradesco, com 106,4 mil correntistas da Previdência, fará o procedimento da mesma forma.

Pela Caixa, 71,6 mil segurados receberão o comunicado a partir de abril. A atualização ocorre em maio. No estatal Banco do Brasil, 56,1 mil pessoas deverão visitar uma unidade para realizar o procedimento - o banco informou que desde dezembro ocorrem avisos pelos terminais de atendimento e o cadastro é feito a cada 60 dias. No Santander, o procedimento para 56 mil beneficiários começa em março.

As instituições destacam que os clientes vão receber informes via canal de relacionamento com 30 dias de antecedência sobre a convocação.

Fonte: dgabc


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Vida e Previdência em destaque

Presidente da Bradesco Vida e Previdência prevê crescimento entre 25% e 30% no segmento e uma grande oportunidade para o mercado criar a cultura de longo prazo

Vida em Grupo, por Redação

Tempo Assist incentiva venda de seguro saúde e planos odontológicos

A Tempo Assist acaba de lançar sua campanha de incentivo à venda de seguro saúde e planos odontológicos, "A Vida é Bela". Com o intuito de estreitar os laços com seus parceiros de negócios, a Tempo Assist premiará os corretores de acordo com o seu desempenho de vendas.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida é melhor que plano de saúde?

Seguro de vida e plano de saúde são produtos com objetivos diferentes. A contratação de um seguro de vida tem a finalidade de garantir a estabilidade financeira a seus familiares, por período determinado, em caso de morte ou de invalidez.

Vida em Grupo, por Redação

Projeto muda regra para pagamento de seguro de vida

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida.

Vida em Grupo, por Redação

Aposentado: quer voltar ao trabalho depois de alguns anos parado? Veja dicas

Alguns dados já anunciaram que as empresas estão dispostas e, até muito interessadas, a contratar profissionais aposentados, que acumulam longa experiência em determinadas funções. A questão é: como esses profissionais devem fazer a retomada de suas carreiras?

Deixe seu Comentário:

=