Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/09/2014

Bancos terão limite de 30% para débito em conta de clientes endividados

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os bancos não podem se apropriar de mais de 30% do salário do cliente para cobrar débito de contrato bancário, mesmo que tenha sido firmada cláusula permissiva em contrato de adesão. A decisão foi tomada em julgamento de recurso especial interposto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
 
O MPMG ajuizou ação contra o Itaú Unibanco apontando que o banco estaria debitando integralmente o salário dos consumidores para pagamento de dívidas bancárias decorrentes de empréstimos, juros de cartão de crédito, tarifas e outros. O juiz de primeiro grau entendeu que a cláusula de débito automático de empréstimo em conta corrente era legal e a apelação foi negada. Mas o mistério decidiu interpor recurso especial no STJ, sustentando que o banco estaria fazendo descontos superiores ao limite de 30% do salário, chegando a debitar integralmente o salário dos consumidores. O órgão pediu ainda que pudesse produzir nova prova testemunhal de que o banco estava retendo quase todo o rendimento dos correntistas.
 
O relator do caso no STJ, ministro Sidnei Beneti, avaliou que, mesmo com cláusula contratual permitindo o desconto, a apropriação do salário pelo banco é ilícita e dá margem a reparação por dano moral. Beneti destacou que o banco não pode se apropriar do total do salário de seu cliente para cobrar débito decorrente de contrato bancário, mesmo havendo cláusula permissiva no contrato de adesão. Ele fixou também que a produção da prova é necessária para julgar a causa de débito ilícito e determinou o retorno do processo à origem para nova análise

Fonte: STJ


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibope: 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa, realizada pelo Ibope, que mostra que o brasileiro paga mais imposto do que imagina no consumo.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega diz que economia terá resultados melhores em 2013

Brasília – A economia brasileira deverá crescer este ano entre 3% e 4%, estimou hoje (30) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova que pessoa física deduza doações a escolas de IR

Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) as doações efetuadas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (13) pelo Senado.

Notícias Gerais, por Redação

Emergentes custam mais ao HSBC, mas compensam Europa

O aumento de US$ 1 bilhão na folha de pagamentos no Brasil, na China e em outros mercados emergentes foi o preço que o HSBC pagou para escapar da estagnação que atingiu alguns concorrentes que dependem mais da Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve crescer 2,7% em 2012, estima ONU

O Brasil deve crescer 2,7% neste ano, segundo estimativa divulgada em relatório da Unctad (agência de assuntos econômicos da ONU) nesta terça-feira (17) em Genebra.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisadores desenvolvem vacina contra Aids com 90% de eficácia

Uma equipe de pesquisadores espanhóis criou um protótipo de vacina contra o HIV "muito mais potente" que os desenvolvidos até agora. Os testes conseguiram uma resposta imune para 90% das pessoas sadias que foram expostas ao vírus.

Deixe seu Comentário:

=