Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/07/2014

Brasil e Argentina se unem em milionário projeto astronômico

Brasil e Argentina avançam em um milionário projeto astronômico conjunto para estudar a física solar, os buracos negros e outros fenômenos do universo, informaram nesta segunda-feira (07) fontes oficiais.

O projeto, denominado "Llama", prevê a instalação de uma antena de 12 metros de diâmetro na província argentina de Salta, na região da Puna, no noroeste do país.

"Isto significará um salto maiúsculo para as pesquisas em rádioastronomia e, por sua vez, promoverá um grande impulso tecnológico", destacou em comunicado a secretária de Ciência e Tecnologia de Salta, Soledad Vicente.

O instrumento, cuja instalação demandará um investimento total de entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões, começará a funcionar em três anos, perto do cume de uma montanha localizada em Altos del Chorrillo, a 4.825 metros de altura.

Por meio do projeto "Llama", o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) realizarão pesquisas astronômicas de forma coordenada com uma rede de 60 antenas instalada no Deserto do Atacama, no Chile, pelos Estados Unidos, Canadá, Japão, Taiwan e países europeus.

A antena financiada por Brasil e Argentina permitirá elevar até dez vezes a resolução angular em comparação com as montadas no Chile.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Morre piloto que passou mal em voo entre o Rio e Paris

Ronuro Pinheiro, de 63 anos, estava internado desde terça-feira, quando desmaiou a bordo e o avião da TAM teve de fazer pouso não programado em Salvador

Notícias Gerais, por Redação

É hora de reunir os comprovantes para o IR

Março ainda não chegou e esta é a hora de contribuintes de todo o País prepararem os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: apesar de desaceleração, Brasil ainda atrai investimento externo

Apesar da desaceleração econômica e da redução nas expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil ainda é um dos mercados preferidos em investimento estrangeiro direto (IED), segundo uma pesquisa da Enrst & Young, divulgada na sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego recua em novembro e tem menor taxa desde 2002

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 5,2% em novembro, queda de 0,6% em relação ao mês anterior, quando foi de 5,8%.

Deixe seu Comentário:

=