Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/02/2013

Brasil e EUA firmam parceria para desenvolver vacina que previne a dengue

Pesquisadores pretendem “copiar” tecnologia usada na produção de vacina contra a aids 

A dengue ainda é uma doença que não conta com remédio específico para tratá-la tampouco vacina para preveni-la. Diante desse cenário, 35 especialistas do mundo estão reunidos hoje (15), em São Paulo, a fim de discutir estratégias para o desenvolvimento de uma vacina que combata a doença.
 
Mosquito da dengue deixará de transmitir vírus até 2014

Atualmente, conforme explica o médico dr. Luiz Fernando Reis, diretor do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, as vacinas são baseadas em anticorpos capazes de se ligar ao vírus e impedir que ele infecte as células. No entanto, a intenção dos pesquisadores é usar outra tecnologia.
 
— Queremos usar os mesmos recursos tecnológicos que serviram como base para a produção de uma vacina contra a aids. Vamos estudar uma célula do sistema imunológico, a T CD8, encarregada de eliminar o vírus do organismo.

Apesar do longo caminho pela frente, o infectologista dr. Esper Kallás, do Hospital Sírio-Libanês e professor da Usp (Universidade de São Paulo), está otimista com a parceira.

— Vamos ter muitos desafios pela frente, mas cada instituição tem sua expertise e, juntos, vamos conseguir bons resultados.
 
Dengue: vacina em desenvolvimento traz esperanças
 
Ainda não há data para o início dos testes em animais e humanos. O encontro contou com representantes do Hospital Sírio-Libanês, Universidade de São Paulo, Instituto Butantã, Universidade de Miami e Fundação Oswaldo Cruz.
 
Fonte: R7

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas encontram molécula relacionada ao diabetes

Em pesquisa, ausência da molécula PIKfyve em camundongos mostrou-se diretamente relacionada a quadros de pré-diabetes — quando o nível de glicose já está acima do normal

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Saúde Empresarial, por Redação

Para envelhecer bem, deixe os arrependimentos de lado

Uma das chaves para um envelhecimento emocionalmente saudável é deixar de lado o pesar pelas oportunidades perdidas.

Saúde Empresarial, por Redação

Organismo precisa de adaptação para fim do horário de verão

O horário de verão acaba no dia 26 de fevereiro, mas quem tem mais dificuldade em se adaptar à mudança deve começar a preparar o organismo com antecedência, antecipando o horário de dormir cerca de dez minutos a cada dia.

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=