Publicado por Redação em Dental - 06/06/2011

Britânicos querem criar dentes a partir de células-tronco

Uma nova tecnologia para o crescimento de dentes pode acabar com o uso de dentaduras.

Cientistas do King's College, de Londres, receberam recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para ajudá-los a desenvolver dentes humanos a partir de células-tronco.

A companhia Odontis, criada pela faculdade, espera fazer testes em seres humanos dentro de dois anos, depois de obter resultados satisfatórios em ratos de laboratório.

Células-tronco seriam programadas para se transformar em dentes e depois seriam transplantadas para a mandíbula do paciente, na área onde ficava o dente perdido.

Acredita-se que levará dois meses para que o dente se desenvolva totalmente.

Gengivas saudáveis

Pode levar cinco anos para que a tecnologia esteja disponível para uso generalizado.

Na Grã-Bretanha, pessoas com mais de 50 anos perdem em média 12 do total de 32 dentes.

Paul Sharpe, chefe da Divisão de Biologia Craniofacial e Biomateriais do Instituto Dentário do King's College, disse que a vantagem da tecnologia é que "um dente vivo pode preservar a saúde dos tecidos adjacentes muito melhor do que uma prótese artificial".

"Dentes estão vivos, e podem responder à mordida de uma pessoa. Eles se movem e, assim, mantém a saúde da gengiva e dentes próximos", acrescentou Sharpe.

Os recursos para as pesquisas foram concedidos pelo Wellcome Trust e pelo National Endowment for Science, Technology and the Arts, e por uma empresa.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 06.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Em alguns casos, dependendo do que será ingerido, é preferível fazer a higienização antes de comer ou trinta minutos depois

Dental, por Redação

Flúor ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em todas idades

Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor. Especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto esses estavam ainda em desenvolvimento. 

Dental, por Redação

Acabe com a gengivite em 7 passos

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, até os 12 anos de idade, 37% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença periodontal. Entre 15 e 19 anos, este número atinge a casa dos 49,1%, vai para 82% entre 35 e 44 anos e chega à marca de 98,2% entre 65 e 74 anos.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Dental, por Redação

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=