Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/03/2011

Cerca de 80% dos casos de varizes têm origem familiar, diz especialista

Cirurgião vascular Pedro Puech contou como as veias se dilatam sob a pele.
Cardiologista Ludhmila Hajjar falou sobre a panturrilha, nosso '2º coração'.

Se você tem vasinhos de sangue aparentes nas pernas e achava que eram varizes, viu no Bem Estar desta terça-feira (29) que elas são algo diferente: veias dilatadas que ficam saltadas na pele.

Quem aprofundou o assunto foram o cirurgião vascular Pedro Puech e a cardiologista Ludhmila Hajjar, que esclareceram que o problema é mais incidente em mulheres, idosos, sedentários e obesos.

A incidência de varizes na população adulta em geral é de cerca de 15% entre as mulheres e de 5% nos homens. Ao todo, 80% dos casos têm origem familiar; os demais estão ligados a maus hábitos de vida. Os adultos com predisposição genética podem apresentar os sinais ainda jovens, por volta dos 25 anos.

Para entender o que ocorre nas varizes, é preciso saber que o caminho de ida do sangue saindo do coração, para entregar nutrientes e oxigênios ao corpo, é feito pelas artérias. O trajeto de volta ocorre pelas veias. Nas pernas, essas veias precisam vencer a gravidade para fazer o sangue voltar ao coração. Por isso, as paredes das veias contêm válvulas, que às vezes não dão conta do recado. Aí o sangue se acumula e vai alargando as paredes, que se tornam grossas a ponto de ficar visíveis na pele.

O problema pode ser agravado em quem passa muito tempo em pé ou de salto alto, e causar queimação, dor ou coceira.

Exercícios para a panturrilha

Manter a batata da perna em movimento pode ajudar a prevenir varizes. É que a panturrilha é considerada o “segundo coração”, responsável por 70% do trabalho de retorno do sangue ao músculo cardíaco.

Trabalhar essa região pode evitar inchaços, varizes e trombose (coágulo no vaso sanguíneo). Por isso, é recomendado subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 30.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento é solução para quem tem disfunção da ATM

A ATM (articulação temporomandibular) liga a mandíbula ao crânio, além de ser responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, como mastigação, deglutição e fala.

Saúde Empresarial, por Redação

Novos medicamentos e tecnologias no SUS dobram em 2012

Em um ano, o Ministério da Saúde incluiu 29 medicamentos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que equivale ao dobro da média de incorporações feitas nos últimos seis anos antes da criação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), em 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Você sabe quais são seus direitos em relação aos planos de saúde?

Ao falar sobre planos de saúde o que mais aparecem são dúvidas. Muitas vezes, a cobertura (garantida por lei) para determinado procedimento é negada e ninguém reclama, já que grande parte da população desconhece seus direitos relacionados ao assunto.

Deixe seu Comentário:

=