Publicado por Redação em Dental - 15/04/2014

Cientistas desenvolvem tira para tratar queimaduras bucais

Uma equipe de pesquisa de engenharia biomédica farmacêutica desenvolveu uma tira bucal dissolvível que pode aliviar a dor de queimaduras causadas pela ingestão de alimentos e líquidos  quentes como café, pizza e sopa, embora ainda precise ser testada em humanos.

A tira, aplicada diretamente na parte queimada da língua, bochecha ou céu da boca, adere à área afetada e rapidamente se dissolve para aliviar a dor e promover cicatrização, diz a equipe de pesquisa.

Jason McConville, Ph.D., da Universidade do Novo México e colegas da Universidade do Texas em Austin descreveram a “Tira Dissolvível para Tratamento de Queimaduras Térmicas Bucais” numa apresentação de pôster no congresso e exposição anual da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos de 2012. Desenvolveram a tira para a liberação controlada de um anestésico local, benzocaína, e um polímero terapêutico.

“A tira destina-se a liberar instantaneamente benzocaína perante a adesão às áreas afetadas da boca e continuar a liberar quantidades suficientes para alívio da dor por um período de tempo prolongado”, o estudo concluiu. “A quantidade de Poloxamer 188 também é considerada suficiente para aliviar os sintomas de longo prazo das queimaduras menores. Além disso, todos os materiais usados são relativamente baratos. Propõe-se que essa tira possa promover alívio instantâneo, prolongado e acessível para aliviar a dor causada pelas queimaduras bucais”.

A benzocaína, que é usada topicamente para alívio da dor em produtos odontológicos e pastilhas para garganta, foi escolhida por suas propriedades não-irritantes, atóxicas e prontamente disponíveis, dizem os pesquisadores. O próximo passo no aprofundamento da pesquisa será testar as tiras em seres humanos e adicionar sabor.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Hálito pode revelar doenças cardíacas e câncer

Novas pesquisas na área da saúde avançam para diagnosticar doenças pelo hálito. Muito mais que apenas o mau cheiro, conhecido como halitose, moléculas presentes na boca podem indicar insuficiência cardíaca, câncer no estômago, além de problemas bucais como gengivite.

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Segundo pesquisas, 90% dos casos de mau hálito ocorrem de origem bucal

A deficiência na produção da saliva também pode originar o problema

Dental, por Redação

Entenda a relação entre higiene bucal e impotência

O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido.

Deixe seu Comentário:

=