Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/09/2012

Cientistas do Brasil e EUA descobrem novo método de diagnóstico de leucemia

Cientistas do Brasil e Estados Unidos desenvolveram um novo método para o diagnóstico da leucemia, mais rápido e preciso, que antecipará o início do tratamento contra a doença, informou neste domingo a Agência Brasil.

O novo método, ao contrário dos atuais, que analisam as células uma a uma, permitirá estudar ao mesmo tempo cerca de 30 mil, disse Rodrigo Calado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, que participou da pesquisa. O novo método utiliza um aparelho chamado citômetro de fluxo, usado para exames de linfócitos em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou com fibrose pulmonar e anemia aplástica, que permite dar mais rapidez na análise do sangue e assim acelerar a detecção da leucemia, explicou o especialista.

Calado assinalou que este novo método também permitirá fazer um controle mais adequado sobre o andamento do tratamento contra a leucemia e avaliar seus efeitos sobre o paciente. O professor explicou que a experiência foi testada em pessoas com algum tipo de câncer no sangue e submetidas à quimioterapia, e que o resultado foi excelente, pois inclusive permitiu determinar quando o paciente estava realmente curada.

Os estudos foram desenvolvidos durante os dois últimos anos por cientistas da Universidade de São Paulo e de cinco institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos. Segundo os cálculos de Calado, este novo método estará à disposição dos laboratórios em um prazo de dois ou três anos. "Os laboratórios têm que adaptar o que já existe para poder fazer esse método, e isso leva tempo", disse. EFE ed/dk

 Fonte: EFE


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia contra obesidade no SUS

No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado hoje (11), o Ministério da Saúde informou que vai reduzir, de 18 para 16 anos, a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que há risco de morte para o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Sírio Libanês vai lançar inventário sobre emissão de CO2

No intuito de garantir a perenidade da instituição de modo ativo e responsável, o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, vai lançar um inventário sobre emissões de CO2. De acordo com o coordenador de sustentabilidade do hospita

Saúde Empresarial, por Redação

Indústria brasileira da saúde exporta US$ 338 mi

Segundo o diretor da Abimo, José Augusto Queiróz, devido a fortes investimentos em pesquisa, inovação e desenvolvimento, o Brasil vem conseguindo conquistar novos mercados

Saúde Empresarial, por Redação

Veja os estados que deixaram de investir R$2 bi na saúde

Em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas no sistema de saúde. O percentual mínimo é determinado pela Emenda 29, e se aplica à União, aos Estados e aos municípios

Deixe seu Comentário:

=