Publicado por Redação em Dental - 17/12/2015

Comer cálcio na gravidez ajuda criança a ter dente saudável

Cálcio na gravidez é muito importante

São necessários cerca de 24 nutrientes para uma boa absorção do principal componente dos ossos e dentes

Cerca de 99% do cálcio do corpo está presente nos ossos e dentes. A formação dentária já se inicia na oitava semana de gestação e, por isso, é tão importante que a mãe tenha uma alimentação variada. No cardápio é preciso ter legumes, verduras e frutas, já que a absorção do cálcio depende de vários outros nutrientes, como vitamina D, magnésio, boro, vitamina K e complexo B.

“Para uma ótima saúde óssea e dentária, são necessários cerca de 24 nutrientes para uma boa absorção de cálcio”, diz a nutricionista clínica funcional, Érica Moreira. Segundo a especialista, o cálcio é importante para diversas funções no organismo, como contração muscular, ação dos neurotransmissores, transmissão de impulsos nervosos, coagulação sanguínea e regulação dos batimentos cardíacos.

Durante a gravidez, o corpo se prepara para absorver melhor o cálcio. Próximo ao quinto mês, ocorre um expressivo aumento da absorção intestinal, em torno de duas vezes mais que o início da gestação, promovendo o armazenamento materno para garantia da mãe e do bebê. Segundo as DRI (Dietary References Intakes, 2000) a recomendação de cálcio é de 1300mg/dia para gestantes menores de 18 anos e 1000mg para gestantes maiores de 18 anos.

“É fundamental a ingestão de fontes de cálcio, principalmente de origem vegetal, como também é fundamental evitar os fatores antinutricionais que não deixam absorver o cálcio ou aumentam a sua excreção, como: grande quantidade de proteína de origem animal, excesso de gordura saturada, fosfatos (presentes em refrigerante), álcool, açúcar refinado, ácido oxálico (espinafre cru), fibras insolúveis e cafeína”, afirma a nutricionista.

Na dieta das crianças

Na amamentação, o bebê consegue suprir suas necessidades de cálcio por meio do leite materno. Já a dieta das crianças, segue a mesma regra dos adultos: variar bem as fontes nutricionais, colocando muitas cores no prato. “Claro, respeitando a correta introdução dos alimentos, introduzindo 1 alimento de cada vez e observando por 2 a 3 dias se não houve reação”, recomenda Érica.

A introdução alimentar começa com papa de frutas (somente a fruta, sem água) pela manhã, após alguns dias a fruta à tarde, depois de duas semanas começa o almoço e, por último, o jantar. A papa deve conter pelo menos um alimento de cada grupo alimentar para fornecer os diferentes nutrientes que a criança necessita (os cereais, tubérculos e raízes, legumes, verduras, vegetais folhosos, as leguminosas e as carnes). “Variando diariamente os alimentos, a criança estará bem nutrida e não haverá necessidade de suplementação de cálcio, que é facilmente absorvido com legumes, verduras e frutas”.

Necessidade de cálcio (7 a 12 meses): 270mg/dia

Necessidade calórica: (até 12 meses): 50kcal/kg de peso

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP).

Dental, por Redação

Dentição sadia começa na infância

Acompanhar a escovação dos dentes das crianças menores de 5 anos deve estar entre as tarefas diárias dos pais e demais cuidadores. O alerta é da coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, cirurgiã dentista Ana Cristina Allegretti.

Dental, por Redação

Ações por um futuro livre de cárie já se tornam realidade na América Latina

Líderes mundiais em saúde bucal se reuniram na semana em que se inicia um dos mais importantes congressos da área odontológica - realizado plea International Association for Dental Research (IADR) -

Deixe seu Comentário:

=