Publicado por Redação em Dental - 16/09/2013

Tratamento da sensibilidade dentária requer consulta a dentista e procedimento em casa

Um dos problemas que causam incômodo, a sensibilidade dentária surge pela exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração da gengiva. Outras causas que podem causar sensibilidade são mudanças de temperatura e alguns alimentos, como ácidos ou doces. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo. De acordo com especialistas, a orientação é procurar um dentista que irá observar sinais de exposição da dentina e realizar testes para determinar a causa real da sensibilidade. Quando a sensibilidade é oriunda de cárie, o tratamento é geralmente pela restauração do dente. Com doenças gengivais, o odontologista deve fazer uma profilaxia da área afetada.

Outros procedimentos podem ser feitos tanto em consultórios como em casa. Sobre estes, vai uma lista abaixo:
 
- Use uma escova de cerdas muito macias;
 
- Escove corretamente, mas não em demasia;
 
- Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
 
- Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente. Informações do Terra.


Posts relacionados

Dental, por Redação

Acupuntura e chicletes aliviam dor causada pelo aparelho

Imaginar o sorriso alinhado depois do aparelho ortodôntico é uma boa tática para enfrentar os percalços do tratamento, entre eles, a dor.

Dental, por Redação

Aprenda passo a passo a cuidar dos dentes dos filhos

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=