Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/11/2015

Desemprego sobe a 8,9% no terceiro trimestre, o maior desde 2012, diz IBGE

O desemprego no terceiro trimestre subiu a 8,9%, a maior taxa já registrada pela série, que começou em 2012, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa é maior, tanto em comparação com o segundo trimestre (8,3%), quanto em relação ao terceiro trimestre de 2014 (6,8%).

O número de desempregados chegou a 9 milhões de pessoas, aumentando 7,5% na comparação com o trimestre anterior e 33,9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Segundo o IBGE, foi o maior crescimento do número de desempregados em um ano, desde o início da série.

No terceiro trimestre foi estimado que 92,1 milhões de pessoas tinham emprego no Brasil, número que ficou estável na comparação trimestral e anual.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

O IBGE também divulga resultados mensais da Pnad Contínua, com dados de trimestres móveis, ou seja, de três meses até a pesquisa. A anterior, de agosto, registrou desemprego de 8,7%, levando em conta informações de junho, julho e agosto.

O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados. A Pnad Contínua usa dados de 211.344 domicílios particulares permanentes distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

IBGE vai acabar com duas pesquisas de emprego

No ano que vem, o IBGE vai acabar com outras duas pesquisas de emprego que divulga mensalmente: a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário. Segundo o instituto, a Pnad Contínua é mais abrangente que as outras duas.

Na última PME, com dados de outubro, o desemprego subiu a 7,9%, o maior para o mês desde 2007. A última Pimes registrou queda de 0,7% no total de empregos na indústria em setembro, e de 7% em um ano.

Fonte: Uol Economia


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo estima 1 bilhão de aparelhos com acesso à internet em 2020

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo estima que o número de dispositivos M2M (máquina à máquina)

Notícias Gerais, por Redação

G20 vai repassar cerca de US$ 400 bilhões ao FMI

O grupo das 20 principais economias do mundo vai se comprometer em aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) em cerca de US$ 400 bilhões, disse nesta sexta-feira uma autoridade do G20 familiarizada com a última versão do comunicado planejado pelo grupo.

Notícias Gerais, por Redação

Comissão do Senado aprova unificação de ICMS para importados

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (11) resolução que unifica a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) cobrada sobre produtos importados em operações interestaduais.

Notícias Gerais, por Redação

Criação de postos de trabalho recua 36% em agosto, aponta Caged

O Brasil registrou a criação de 190.446 mil vagas com carteira assinada em agosto, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (14).

Deixe seu Comentário:

=