Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/02/2012

Mantega reafirma que PIB deve ficar em torno de 3%

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (16) que o crescimento da economia brasileira em 2011 deve ficar em torno de 3%. Pela manhã, o Banco Central divulgou um indicador de atividade que aponta para um crescimento de 2,79% no ano passado.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo governo, mas de acordo com o previsto pela maioria dos analistas, que estimavam uma alta entre 2,7% e 2,9%.

Sobre estas diferenças de estimativas, Mantega afirmou que "esse número não é o PIB (Produto Interno Bruto), é uma estimativa". Ele disse que o PIB deverá ficar em torno de 3%, um pouco a mais um pouco a menos.

"Mas o importante é a trajetória. Esse resultado já está ficando para trás e estamos caminhando para um PIB maior em 2012. Várias condições estão mais favoráveis [para este crescimento], por exemplo a inflação que está caindo o que possibilita uma política monetária mais flexível do BC e com isso o crédito deve aumentar e os juros devem cair", afirmou.

Segundo o ministro, o índice demonstra que nos meses de novembro e dezembro houve uma aceleração da economia, inclusive para a indústria. "A indústria é o setor que mais acelerou mostrando que o setor com mais dificuldades econômicas já está na rota da aceleração. Portanto, entramos em 2012 já com a economia acelerando, e devemos manter essa trajetória, começando mais lentamente no primeiro semestre e acelerando no segundo", afirmou.

Fonte:www1.folha.uol.com.br|16.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva projeções para inflação e reduz PIB

Os agentes de mercado elevaram as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, situando-as em 5,11%, face a 5,00% na semana passada.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda regras para portabilidade do crédito imobiliário

O Ministério da Fazenda confirmou que o governo estuda regras que facilitem a portabilidade do crédito imobiliário. A área técnica do governo está finalizando os estudos, mas não foi divulgada uma data para o anúncio das medidas com os ajustes na portabilidade.

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com pacto, crise econômica na UE continua a gerar tensão

Uma semana depois que 26 países da União Europeia (UE) concordaram em adotar uma política fiscal unificada, com o objetivo de tentar salvar as economias do bloco e preservar o euro, os temores de um colapso financeiro persistem, com os principais líderes do continente buscando soluções para a crise, em meio a instabilidade política e no mercado.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem com falta de progresso na Europa

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, com autoridades da zona do euro fracassando em aliviar a preocupação do investidor sobre os rumos da crise de dívida.

Deixe seu Comentário:

=