Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2012

Devo sair do plano de previdência da minha empresa?

Internauta está em dúvida porque a companhia vai deixar de fazer a contribuição proporcional ao valor investido pelos funcionários

Dúvida do internauta: Tenho quase dois anos de contribuição em uma previdência privada que entrei quando comecei a trabalhar. Nesta empresa, para cada 1 real que eu contribuía, ela contribuía com o mesmo valor. Estamos passando por um processo de migração para outra empresa, e nesta nova não há a mesma contrapartida que havia antes. Como tenho 24 anos e acredito que as leis sofrerão muitas alterações até eu ter idade para me aposentar, acredito que a melhor opção é a previdência privada. Como devo proceder? É possível fazer um resgate dos valores que eu contribuí para que eu possa investir em um novo plano de previdência privada em um banco de mercado? Existe algum tipo de previdência que seja melhor?

Resposta de Fernando Meibak*:

Os planos de previdência privada complementar patrocinados por empresas corporativas são muito bons. A contrapartida de contribuições é um benefício extremamente relevante. O fato de estarem ocorrendo mudanças na migração que comenta, com a perda da contribuição da empresa, não deve ser, isoladamente, fator motivador de sua saída da entidade.

Em geral, os custos de administração dos planos de empresas são muito competitivos. Pesquise e avalie esse tema junto ao pessoal da área de recursos humanos. Sacar os recursos e migrar para planos abertos do mercado não deve ser a melhor alternativa. Uma das prováveis consequências é você perder a parcela que foi depositada anteriormente pela empresa, pois em geral há restrições para saque desses recursos.

Minha recomendação: utilize o mecanismo de “portabilidade” para transferir os recursos para a empresa atual e continue com a disciplina de alocar um percentual de seu salário. Dada a sua pouca idade, você terá muito tempo para acumular recursos. O ideal seria um percentual de 10% .

Continue investindo em seu futuro e parabéns pela consciência de poupança!

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Jovem quer ter previdência privada e acesso aos lucros

Na vida profissional, os principais objetos do desejo de jovens, além de bons salários

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada é atraente para jovens, dizem economistas

Quanto você quer ganhar depois de se aposentar? Essa é uma preocupação que parte da população costuma ter apenas anos antes de chegar a se aposentar. Mas a contribuição com a previdência pública é suficiente para garantir tranquilidade?

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social inaugura agência em atalaia/al nesta terça(20)

A Previdência Social inaugura, nesta terça-feira (20), às 10h, uma nova unidade de atendimento ao público em Atalaia, no estado do Alagoas. A agência será entregue à população do município pelo ministro da Previdencia Social, Garibaldi Alves Filho, e vai beneficiar uma população de 44 mil habitantes.

Previdência Corporate, por Redação

Número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência chega a 283 mil

Meta do governo é chegar a 1 milhão de formalizações até 2015.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Privada: Recursos para Aposentadoria

Compras, limites, faturas, são palavras que fazem parte do vocabulário do trabalhador brasileiro que, em algum momento do mês, mergulha nos cálculos tentando se ajustar para pagar suas dívidas e ainda programar novas contas.

Previdência Corporate, por Redação

Aprovar fundo de previdência do servidor público federal será prioridade em 2012

Para 2012, a lista de prioridades do governo na Câmara contempla a votação do projeto que cria o Funpresp - Lei 1992/07 (fundo de previdência complementar do servidor público federal). Também será prioridade aprovar a Lei Geral da Copa e os novos códigos Florestal e Mineral.

Previdência Corporate, por Redação

Governo quer votar nova previdência complementar em 15 dias,diz líder

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta terça-feira (22) que o governo quer votar em até 15 dias o projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp).

Deixe seu Comentário:

=