Publicado por Redação em Vida em Grupo - 04/10/2011

Do dia 4 a 7 de outubro, Tribunal de Justiça do Acre promove semana de conciliação do Seguro DPVAT

O novo  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça do Acre, irá promover cerca de 600 audiências de conciliação envolvendo o Seguro DPVAT, em Rio Branco. O atendimento começa hoje e terminará na sexta-feira, dia 07/10/2011.  Os cidadãos que receberam a comunicação do Tribunal de Justiça sobre os encontros devem comparecer às audiências. Conciliadores,  peritos médicos e advogados, participarão das nove bancas previstas. De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT – administradora do Seguro – a semana é uma oportunidade para solucionar o processo. “Iniciativas como essa são importantes para agilizar o sistema judiciário e auxiliar a vítima a receber seu seguro de maneira mais ágil, visto que avaliamos o processo na hora e o pagamento é feito em até trinta dias”, afirma.

No Brasil, todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, passageiro ou motorista, tem direito ao Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam por terra ou por asfalto, como carros, caminhões, ônibus e motocicletas.  As situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. O Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas, por não conhecerem as facilidades do acesso ao seguro, recorrem à Justiça para receber os valores, tornando o processo, que normalmente leva 30 dias após a entrega dos documentos, mais demorado. O processo judicial dura em média até 04 anos para ser finalizado.

A Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro, tem se mobilizado, em parceria com Tribunais de Justiça de vários Estados brasileiros, para resolver essas questões judiciais e reduzir o número de ações que envolvem o Seguro DPVAT. Só no ano de 2010, mais de 9.000 beneficiários receberam suas indenizações após a celebração de acordos formalizados através de campanhas de conciliação.

Em Rio Branco, os benefícios do seguro DPVAT são oferecidos gratuitamente aos cidadãos em cinco postos de atendimentos, autorizados pela Seguradora Líder DPVAT. Tanto as vítimas de acidentes de trânsito resultantes em invalidez permanente ou com necessidade de reembolso de despesas médicas, como os herdeiros de vítimas fatais, podem solicitar gratuitamente o seguro DPVAT nesses locais .  É importante que os interessados fiquem atentos ao prazo para fazer os pedidos dos benefícios do seguro DPVAT que é de três anos a contar da data de ocorrência do acidente. Para não perder tempo e saber qual a documentação necessária para dar entrada no seu pedido, basta consultar o site www.dpvatseguro.com.br, através do link “saiba como solicitar a indenização”. Mais informações também podem ser obtidas por telefone, no número 0800 022 12 04.

O DPVAT é o único seguro no Brasil que dá cobertura à totalidade da população de um país, inclusive a visitantes estrangeiros que sejam vítimas de acidentes de trânsito dentro do território nacional. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde, para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país. 5% são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação exclusiva em programas destinados à prevenção de acidentes de trânsito. Os demais 50% indenizam vítimas de acidentes de trânsito que resultaram em invalidez  ou morte e reembolsa aqueles que tiveram despesas médicas comprovadas.

Fonte: http://www.cqcs.com.br | 04.10.11


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco Vida e Previdência facilita acesso a produtos

A Bradesco Vida e Previdência oferece ao mercado dois produtos de vida e acidentes pessoais com coberturas diferenciadas – ABS Total Premiável e ABS Sênior -, cujos prêmios agora podem ser pagos mensalmente por meio de cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança e consignação em folha de pagamento, além da tradicional modalidade do carnê.

Vida em Grupo, por Redação

Proposta da Susep transforma assessorias em agentes

A Susep incluiu na proposta de regulamentação dos agentes, que está em consulta pública, dispositivos que normatizam também a atuação das assessorias de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

Setor de seguros acorda para pequenas empresas

Com o aumento do número de pequenas e médias empresas no país, outro mercado também cresce: o de seguros para essas companhias.

Vida em Grupo, por Redação

Susep quer ampliar meios para a venda de seguros

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Nacional de Seguros levou profissionais brasileiros a Londres, com o objetivo de mostrar o funcionamento do mercado local de Resseguro, considerado o maior e mais desenvolvido do mundo e também onde a atividade surgiu, há vários séculos.

Vida em Grupo, por Redação

Os microsseguros são regulamentados no Brasil

A primeira, de número 262, estabelece regras e procedimentos para a constituição das provisões técnicas e para a definição da necessidade, por ativos garantidores,

Vida em Grupo, por Redação

Desafio do seguro mais barato é a distribuição

O mercado brasileiro de microsseguros --produtos mais baratos, voltados à população de menor poder aquisitivo-- é promissor, mas as empresas terão de encontrar novos canais de venda para ter sucesso.

Vida em Grupo, por Redação

Projeto muda regra para pagamento de seguro de vida

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida.

Deixe seu Comentário:

=