Publicado por Redação em Dental - 06/11/2015

Do peito para o copo: sem mamadeira para evitar o aparelho

Amamentação é muito importante

Aleitamento materno garante sistema imunológico forte, além de beneficiar a saúde bucal

De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo e por livre demanda, até os 6 meses de vida, e complementar, até os 2 anos. Além de fortalecer o sistema imunológico do bebê, amamentar é importante para a saúde bucal.

O aleitamento materno estimula a correção natural do chamado retrognatismo. Todo bebê nasce com o queixo retraído em relação à maxila, para facilitar a passagem pelo canal vaginal durante o parto. “O movimento de ordenha que é realizado para extrair o leite da mama da mãe projeta o queixo para frente, corrigindo o retrognatismo”, diz Rosana Possobon, coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp.

Durante a mamada, os músculos da face e da boca são trabalhados e exercitados de maneira adequada, e o bebê ainda aprende a respirar e engolir corretamente, o que previne o desenvolvimento de mal oclusões (alterações dentais). Isso quer dizer que as chances de a criança precisar de aparelho ortodôntico são menores.

Além das questões ortodônticas, o leite materno não provoca cárie, enquanto é oferecido de forma exclusiva. “Ainda há a questão do fortalecimento e ‘dessensibilização’ da língua da criança, que evita que ela sinta náuseas ao toque da escova futuramente, por exemplo”, afirma a especialista.

Do peito para o copo

Para quem não teve os benefícios do aleitamento materno, o ideal é que os líquidos sejam ofertados em copos especiais, a fim de evitar o uso de mamadeiras, responsáveis por boa parte de problemas ortodônticos e fono-articulatórios. “O tratamento dos prejuízos é de acordo com a necessidade de cada criança. Vale ressaltar que quanto mais cedo ocorrer a remoção da mamadeira, melhor”.

Para fazer a transição do peito direto para o copo, no início da complementação alimentar, época em que começa o desmame, experimente oferecer líquidos em copo aberto ou com válvula e bico de silicone. “À primeira vista trata-se de uma tarefa difícil, uma criança muito pequena receber leite e suco em copos. Porém, ela tende a aprender rapidamente e passa a utilizar o copo com maestria”, garante Rosana.

Copos coloridos, canudos, canecas com alça para auxiliar na empunhadura são muito comuns no mercado e podem ser usados nesta fase. A ajuda de um profissional capacitado para lidar com questões relacionadas ao aleitamento materno pode ser fundamental para pais inexperientes. “O importante é não cair na tentação de seguir pelo caminho mais fácil e oferecer a mamadeira aos pequenos”, ressalta a dentista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Existe uma maneira correta de escovar os dentes, saiba qual é

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.

Deixe seu Comentário:

=