Publicado por Redação em Dental - 20/06/2013

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição. O SUS gasta, anualmente, R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer.

Alguns estudos recentes comprovam que o mal também atinge a saúde bucal de inúmeras formas, principalmente com as doenças periodontais – doença gengival que tem como característica principal a destruição óssea ao redor da raiz do dente. Um deles, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA), acompanhou 37 mil homens por 16 anos e percebeu que a obesidade estava associada a um aumento de 29% dos casos de problemas inflamatórios bucais. Segundo os cientistas, isso seria causado por substâncias inflamatórias presentes nas células de gordura.

O cirurgião-dentista Afonso Luís Puig Pereira, do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, explica que o tecido adiposo funciona como um reservatório de substâncias que podem aumentar processos inflamatórios. São as chamadas citocinas, moléculas que tem a função de regular a resposta inflamatória e imunológica. Quando existe uma agressão à gengiva por bactérias causadoras da periodontite, há uma liberação das citocinas proporcional à quantidade de tecido adiposo. “Portanto, quanto mais obeso o indivíduo com periodontite, maior é a liberação destas susbtâncias, maior a resposta inflamatória na gengiva e, consequentemente, haverá um aumento da doença periodontal”, diz Pereira.

O dentista conta que em pesquisas atuais sobre a relação entre obesidade e periodontite foi verificada a necessidade de manter um peso corporal adequado à altura para evitar uma resposta inflamatória exacerbada em um quadro de doença gengival em curso. “Adicionalmente, ao emagrecer a pessoa terá uma probabilidade menor de desenvolver outras doenças como Diabetes tipo 2, cardiopatias, hipertensão arterial, dislipidemias”, afirma.

Açúcar: o vilão
O filme ‘Muito Além do Peso’ mostra que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam, e, pela primeira vez na história, apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.

Outro dado alarmante é que o consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo, o que equivale mais ou menos à população do Canadá. Problema sério para o Brasil, uma vez que 56% dos bebês tomam refrigerante antes do primeiro ano de vida. O consumo de uma latinha de refrigerante por dia, durante um mês, implica na ingestão de 1,115kg de açúcar.

Na saúde bucal, o açúcar é grande aliado da cárie. “A fermentação de açúcares pelas bactérias cariogênicas desmineralizam a superfície do dente, que pode provocar as cavidades conhecidas como cárie dental”.

O ideal é escolher um estilo de vida que inclui bons hábitos alimentares e atividade física rotineira. Alimentos com a quantidade apropriada de calorias mantém o peso. “Essa quantidade varia de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores como peso, altura, sexo e nível de atividade física”, ressalta Pereira.

Cenário
- No Brasil, 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade.

- 56% dos bebês tomam refrigerante frequentemente antes do primeiro ano de vida.

- Uma latinha de refrigerante contém sete saches de 5g de açúcar.

- O consumo de uma latinha de refrigerante por dia, durante um mês, implica na ingestão de 1,115kg de açúcar.

- Um suco em caixinha “natural” contém seis saches de 5g de açúcar.

- O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo, o que equivale mais ou menos à população do Canadá.

- Por dia, as crianças brasileiras passam em média três horas na escola e cinco horas em frente à TV.
    
Fonte: Terra   


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova de dentes 3D promete escovação em 6 segundos

O interessado em obter a Blizzident deve enviar um molde de sua arcada dentária, obtida a partir de mapeamento digital ou da mordida numa massa modelável

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Criança também precisa de tratamentos de canal

Apesar de parecer estranho, algumas vezes é preciso tratar o canal de um dente de leite. Isso porque a medida garante que o crescimento dos ossos do rosto e a fala da criança não sejam prejudicados pela falta de um dente que caiu ou foi extraído precocemente.

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Deixe seu Comentário:

=