Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/06/2011

Economia brasileira cresce 1,3% no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,3% no primeiro trimestre do ano, ante o trimestre anterior, segundo informou nesta sexta-feira (3/5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ritmo de crescimento é superior ao registrado no quarto trimestre do ano passado, quando a economia expandiu 0,8%. O dado do quarto trimestre foi revisado para cima, e anteriormente era estimada uma expansão de 0,7%.

Em relação ao mesmo período de 2010, o PIB, que representa a soma dos bens e serviços produzidos na economia, mostra incremento de 4,2%. Nos últimos 12 meses, o PIB acumula crescimento de 6,2%.

Investimentos voltam a acelerar

No trimestre, o crescimento foi puxado pela formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos na economia. O componente avançou 1,2%, quando no trimestre anterior havia crescido 0,4%.

A expansão dos investimentos foi superior a do consumo das famílias, que expandiu 0,6%. No quarto trimestre, o consumo havia puxado o crescimento, com alta de 2,3%.

Já os gastos do governo avançaram 0,8%, abaixo da taxa de crescimento do PIB.

Pelo lado do setor externo, tanto as exportações (-3,2%) quanto as importações de bens e serviços (-1,6%) apresentaram quedas.

A taxa de investimento foi de 18,4% do PIB, acima do registrado no trimestre anterior (18,2%).

Setores

Pela ótica da oferta, a agropecuária teve o maior crescimento, de 3,3% ate o trimestre anterior.

A indústria também teve destaque, com alta de 2,2%, sendo que a indústria de transformação avançou 2,8%, a de construção civil subiu 2% e a de extração mineral recuou 1,5%.

Já os serviços avançaram 1,1%. A maior elevação foi no comércio, com crescimento de 1,9%.

Fonte: www.brasileconomico.com.br | 03.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas pagam 1ª parcela do 13º; confira os melhores investimentos

Até o dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário e quem está com as contas em dia e pretende investir esse dinheiro para uso em curto prazo deve optar por aplicações mais conservadoras, de acordo com especialistas.

Notícias Gerais, por Redação

Eleição municipal altera trânsito em São Paulo no domingo

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai alterar o trânsito entre sábado (27) e no domingo (28) para realização do segundo turno da eleição municipal na capital paulista.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013

O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa perde 0,32% na abertura; dólar vale R$ 1,75

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) oscila no campo negativo desde os primeiros negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=