Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2013
Economia cresceu em ritmo mais intenso no 1ª trimestre, diz Tombini
A economia brasileira cresceu em ritmo mais intenso no primeiro trimestre e as projeções indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ao redor de 3%, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, nesta quinta-feira.
Em discurso na abertura do XV Seminário de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro, Tombini afirmou ainda que o principal suporte à economia brasileira continuará sendo o mercado interno, e que os atuais níveis de liquidez e taxas de juros são específicas para o momento atual.
Sobre a inflação, ele afirmou que o banco está atuará de forma tempestiva para fazer a inflação cair na segunda metade do ano. "O Banco Central está vigiliante e fará o que for necessário, com a devida tempestividade, para colocar a inflação em declínio no segundo semestre e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", afirmou ele.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) IPCA fechou abril a 0,55%, ficando em 12 meses em 6,49%, muito próximo do teto da meta de inflação do governo de 6,5%, ainda pressionado pelos preços dos alimentos. Tombini disse que houve choques de oferta de alimentos, entre outros fatores, que contribuíram para manter a inflação em niveis elevados, mas que ela está sob controle.
"A inflação está e continuará sob controle", afirmou ele, acrescentando que a comunicação é parte integrante da política monetária. No mercado futuro de juros, as taxas passaram a subir após a fala de Tombini. Em abril passado, o BC deu início a mais um ciclo de aperto monetário, ao elevar a Selic a 7,5%, dando sinais de que o movimento deve continuar.
Tombini voltou a repetir que a cena externa continua complexa e com riscos elevados, mas que os países emergentes têm mostrado melhora. "Nas economias emergentes, de maneira geral, o ritmo de atividade tem melhorado. Em grande parte isso se deve à demanda doméstica", afirmou ele.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Senado amplia para US$ 1,2 mil limite de gasto isento no free shop
Atualmente, compras até US$ 500 são isentas de tributos; proposta segue para a Câmara
Senado vai devolver IR sonegado de 14º e 15º salários
Em reunião da Mesa Diretora do Senado na tarde desta terça-feira, os membros do colegiado decidiram que a Casa vai devolver à Receita Federal o valor que deveria ter sido recolhido pelo imposto de renda sobre os chamados 14º e 15º salários.
Economia do País acelera 0,75% em junho e fecha trimestre em alta
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,75% em junho frente a maio segundo dados dessazonalixados.
Desemprego recua em novembro e tem menor taxa desde 2002
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 5,2% em novembro, queda de 0,6% em relação ao mês anterior, quando foi de 5,8%.







