Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/02/2011

Einstein treina estrangeiros para técnica radioterapica

Profissionais da saúde de Portugal estão em São Paulo nesta semana para treinar a metodologia do ‘Rapid Arc'.
 
O Hospital Israelita Albert Einstein promove o primeiro treinamento em Rapid Arc - moderna tecnologia de radiação de intensidade modulada volumétrica em pacientes oncológicos - para profissionais de outros países. Médicos e físicos de Évora, Portugal, estão em São Paulo nesta semana para aperfeiçoar a técnica de radioterapia e utilizá-la nos hospitais portugueses.
 
O Einstein é o primeiro hospital da América Latina a utilizar o Rapid Arc, tecnologia que é cinco vezes mais rápida que a radioterapia com modulação da intensidade de feixe convencional - a IMRT (Intensity Modulated Radiotherapy). Segundo comunicado da instituição, o novo procedimento oferece uma série de benefícios aos pacientes, como melhor conformidade e precisão das doses de radiação, queda significativa do tempo de tratamento em cada sessão, maior conforto e melhores resultados.
 
"Com uma experiência em mais de 100 casos, o hospital está repassando sua excelência para outros centros médicos do mundo", comenta o coordenador da física médica, José Carlos da Cruz. Segundo o especialista, o treinamento é teórico-prático, com uma abordagem clinica e física, para posterior aplicação com sistemas de planejamento e controle de qualidade. "Aqui, mais de 60 profissionais da América Latina já receberam treinamento em IMRT", lembra o especialista. "Agora, é a vez de nos tornamos referência também em Rapid Arc, que é uma técnica mais sofisticada de IMRT", acrescenta.
 
De acordo com  o radioterapeuta Eduardo Weltman, a técnica melhora também as possibilidades da realização de tratamentos mais sofisticados, como o para pacientes com câncer de pulmão - o mais comum de todos os tumores malignos - que não possam ser submetidos à cirurgia. "As indicações são muito boas também para tumores de cabeça e pescoço, assim como para tratamento de crianças", acrescenta Weltman.
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 02.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir remédio contra mal de Parkinson

Medicamento dicloridrato de pramipexol atualmente precisa ser importado do laboratório alemão Boehringer Ingelheim. Prazo para início da produção é de três anos

Saúde Empresarial, por Redação

Como ser mais saudável em 2013

Emagrecer, se alimentar melhor, parar de fumar... Especialistas dão dicas para atingir esses e outros objetivos

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema online disponibiliza informações sobre residência médica

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde instituiu nesta segunda-feira (26) sistema de informação para facilitar a supervisão, regulação e avaliação dos programas de residência na área de saúde. A comissão é vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Saúde Empresarial, por Redação

Veja as diferenças na adoção da tecnologia pelo médico

Em alguns aspectos, os médicos são definidores de tendências tecnológicas. Por exemplo, 62% desses profissionais já usam iPads ou outros tablets, enquanto apenas 19% dos adultos residentes nos Estados Unidos têm esses dispositivos.

Saúde Empresarial, por Redação

HC e empresas privadas fecham parceria para área de ortopedia

Acordo prevê a implantação de dois laboratórios para o desenvolvimento de produtos de terapia celular e aplicações na ortopedia

Deixe seu Comentário:

=