Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/08/2012

Estresse engorda e desencadeia doenças

Pesquisa aponta que estado emocional pode atrair ou ajudar a prevenir doenças

Será que nosso estado emocional pode atrair ou ajudar a prevenir doenças? Um estudo realizado por Cientistas da Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA, aponta que sim. O trabalho identificou que a condição psicológica do ser humano altera a capacidade do hormônio cortisol, que possui diversas funções no nosso organismo e regula a resposta inflamatória, provocando um aumento de trabalho das glândulas suprarrenais.

E quando produzido em excesso, reação que acontece principalmente nas situações de estresse, esse hormônio provoca também a retenção de líquido e acúmulo de gordura. Como se sabe as inflamações podem provocar o surgimento e o desenvolvimento de muitas doenças como as cardiovasculares, a asma e as doenças autoimunes.

O estudo, liderado por Sheldon Cohen e publicado na prevista Proceedings of the National Academy of Sciences, ajudará a identificar quais doenças podem ser influenciadas pelo estresse e como impedir que esses males se desenvolvam.

Enquanto isso não acontece, medidas simples para baixar os níveis do hormônio cortisol podem ser adotadas: prática de exercícios, alimentação equilibrada, sono regular e diminuição de cafeína.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Teste rápido diagnostica tuberculose em duas horas

Um teste inovador para a identificação rápida da tuberculose será oferecido no Sistema Único de Saúde até o segundo semestre do próximo ano. O GeneXpert - testado experimentalmente em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ) -

Saúde Empresarial, por Redação

Ômega-3 e exercícios físicos retardam envelhecimento

A ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe, associada à prática de exercícios físicos, ajuda a retardar o envelhecimento, sugere um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha.

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova cobertura de quimioterapia oral por Planos

O Senado deu nesta quarta-feira (16) o primeiro passo para que pessoas com câncer possam fazer, em casa, o tratamento quimioterápico via oral com a cobertura dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospitais da rede pública usarão robô em cirurgias

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, será o primeiro hospital da rede pública do país a usar tecnologia robótica em cirurgias. Segundo Inca, o robô deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2012. O projeto será implantado no primeiro semestre do ano que vem.

Deixe seu Comentário:

=